Translate

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Twins - Imperial Glass

Sempre quando eu encontro, em sites de vendas ou catálogos de leilões, peças com identificação ou descrições incompletas ou erradas, eu procuro entrar em contato com o responsável pelo anúncio e passar todas as informações que eu conheço e que são necessárias para que a peça seja vendida com a descrição correta.

Pouquíssimas vezes, o responsável pelo anúncio entra em contato comigo dizendo que vai usar as informações.
Muito pelo contrário.
Na maioria das vezes minhas informações são ignoradas e já teve até caso do vendedor iniciar discussão comigo alegando que eu estava querendo saber mais do que ele...

Fazer o quê? Eu tento ajudar, mas infelizmente essa ajuda é vista de forma distorcida, como se eu quisesse prejudicar a venda...

Uma das peças mais fáceis de encontrarmos, principalmente em catálogos de leilões, é essa:




Peça oca, com 14,0 cm de altura, e os mesmos 14,0 cm de diâmetro máximo, normalmente é vendida como vaso/floreiro.

Mero engano...

Começando pela posição que, como pensam que é um vaso, a parte oca fica voltada para cima, sendo que na verdade ela é voltada para baixo.

E depois, e se eu te disser que essa peça combina com esse bowl de 25,0 cm de diâmetro por 15,0 cm de altura?



Conseguiu fazer a junção das duas peças?

Se você falou que é uma fruteira ou uma poncheira, acertou!


Apesar da Imperial Glass vender esse conjunto como poncheira/fruteira, muitos colecionadores acham estranho ela ser uma poncheira em razão de possuir uma parte muito ondulada impossibilitando o uso de muito líquido em seu interior.


Eu já acho estranho ser considerado como uma fruteira. Com essa base não fixa e preenchendo ela com frutas, ficaria muito fácil da parte superior cair e quebrar.
Mas talvez seja essa a razão de encontrarmos muitas bases sem a parte superior sendo vendidas como vasos.



O padrão é conhecido por "Gêmeos" (Twins) e aparece no catálogo da Imperial Glass De 1909.
Por não possuir o "IG", marca da Imperial, gravado nas peças, e também pelas características do vidro e iridiscência, acredito que essa peça seja anterior a 1920.

Um fato interessante é que você podia comprar as peças juntas ou separadas. E claro que a maior quantidade de peças que eram vendidas eram a parte superior.
E como a Imperial fabricou vários modelos de poncheira, e como ela também deveria fazer uma "liquidação" das bases que ficavam encalhadas, sem venda, é possível encontrar poncheiras onde a base diferente da parte de cima.

Algo totalmente aceito por colecionadores, mas que claro, diminui o valor da peça.


Portanto, não se enganem mais.
Quando encontrarem um vaso ou floreiro parecido com esse, saiba que na verdade ele é a base de uma poncheira.

Abraço para todos!