Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pratos decorativos / Terra cotta plate for decoration

Já disse em uma postagem anterior que acho que pratos são uma excelente alternativa para uma boa decoração.
Eles podem fazer parte da decoração de uma cozinha, de uma sala de jantar, de um corredor de acesso ou até mesmo de uma sala de estar.

Em relação ao tipo de prato, podemos escolher uma variedade enorme!

Pratos de porcelana estrangeira, pratos de porcelana nacional, faiança, metal, pratos de sobremesa, pratos fundos, rasos, etc, etc, etc...

Bem, eu não tenho predileção por nenhum tipo específico, tenho "fases".

Atualmente estou na fase da porcelana nacional (que não é o caso da postagem de hoje).

E nessas minhas perambulações, estou descobrindo que existem coisas lindíssimas que foram produzidas no Brasil no século passado!

Digo "no século passado" pois infelizmente, com a entrada de produtos estrangeiros no país, muitas fábricas fecharam as portas.

E hoje, nós colecionadores, nos vemos garimpando lojas, feiras e sites de negociação, tentando resgatar e preservar um pouco da nossa história e da história da indústria nacional.

Acho que estou fugindo um pouco da minha postagem de hoje. Vou deixar esse assunto para um pouco mais tarde...  talvez quando eu publicar alguma faiança Weiss.

Ok, os pratos de hoje são cerâmicas, pintadas à mão, por artista desconhecido.
Os maiores possuem 32 cm de diâmetro, e o menor possui 19 cm de diâmetro.
Não consegui identificar o material, mas parece-me ser terracota.

A peça em verde possui pequenos motivos florais.


A peça em azul cobalto, além de motivos florais mais minuciosos, possui uma paisagem central que lembra um estilo oriental.



E por fim a peça menor, também muito bem decorada.

Nas peças maiores existem dois registros na parte de trás, "23 I.M.R" e "MILTON 23". Caso alguém saiba mais detalhes, por favor, mandem informações.


E  por fim, as peças penduradas em um pequeno corredor daqui de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário