Translate

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Máquina de costura / Sewing machine

Atenção!
No meu instagran @claudiodeveikis você encontra fotos de várias peças de minha coleção, pode entrar em contato comigo para enviar fotos, dúvidas ou sugestões.
Me siga no Instagran!
É só clicar no link @claudiodeveikis que uma nova página será aberta!
Em seguida é só clicar no botão "Seguir" que aparece ao lado do meu nome @claudiodeveikis

Atenção!
Verifiquem a atualização do dia 28/05/2020 no final da publicação!


Vamos aproveitar este friozinho que está fazendo e publicar algo que lembre uma roupa, um cobertor bem quentinho!
Máquina de costura Elgin Ultramatic.

Pertenceu a minha mãe, e se encontrava na garagem da minha irmã.
Um dia ela me telefonou e perguntou se eu queria a máquina, caso contrário ela a doaria ao acervo da Rede Globo.
Qual foi a resposta que vocês acham que eu dei?


Quando ela chegou, mandei fazer uma bela revisão.
O técnico se admirou do bom estado em que ela se encontrava, foi necessário apenas alguns ajustes e lubrificações nos lugares certos.



Ele me disse que com essa máquina era possível fazer costuras profissionais.
Claro, não sou do ramo da costura e nem pretendo ser.
Mas confesso que uso ela para pequenos reparos em peças de roupas.


Ela possuía um gabinete de madeira com uma roda que era movida com os pés e fazia essa Elgin funcionar sem energia elétrica.
Esse gabinete foi atacado por cupins e meu pai acabou jogando tudo no lixo... uma pena.
E hoje ela funciona apenas com energia elétrica, eis o pedal.
Minha mãe costurou nessa máquina desde cortinas, ursinhos de pelúcia até pijamas e camisolões para a família toda.


Em casa, existia um quartinho que era chamado "quartinho dos fundos", que mais tarde virou meu quarto de dormir, e era lá que minha mãe costurava.
Enquanto ela costurava, eu e minha irmã ficávamos brincando ao seu lado, sentados no chão.

 E também tinha um radio, à válvula, bem velhinho, que ficava sintonizado na Rádio América, no programa Roberto Carlos Especial...
Êita saudosismo!

Entrei em contato com a Elgin, e eles gentilmente me enviaram o manual da máquina em arquivo .PDF


Atenção!
Eu não possuo mais o manual.
Ele estava gravado em pdf no meu notebook que infelizmente teve que ser formatado.
Com isso acabei perdendo vários arquivos, entre eles, o manual da máquina.
Para aqueles que queiram o manual, sugiro que entrem em contato com a Elgin.

Atualizado em 28/05/2020

No dia 22/05, recebi um e-mail do Elder Sandim com o manual ORIGINAL da Elgin Ultramatic.
Elder Sandim é um apaixonado por máquinas de costuras antigas e permitiu gentilmente que o manual fosse divulgado aqui no blog.

Como o Blogger não possui recursos para anexar arquivos .PDF, precisei salvar o manual no Google Drive, e deixar aqui apenas o link.

Para acessar o manual, basta clicar aqui!

Só peço que depois de fazer o download do manual, você deixe alguma mensagem nos comentários!

Nossos sinceros agradecimentos ao Elder Sandim, acredito que esse manual vai ajudar muita gente!

Boas costuras para todos!

202 comentários:

  1. tá linda! parece nova, uma relíquia!!! adorei saber que vc . até usa a máquina de nossa mãe.., obrigada pelo presente das lembranças de nossa infância. te amo. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me manda o material! Ganhei uma e quero muito aprender. O e-mail é dani.nascimento@ymail.com

      Excluir
    2. Olá! Acabei de enviar o material!
      Qualquer dúvida, me contacte!

      Excluir
    3. Poderia me enviar este manual também, ficarei muito grata.
      mail: mradtila@oi.com.br
      Att

      Excluir
    4. Boa noite, acabo de adquirir uma relíquia dessas🎉 tentei baixar o manual porém não consegui, vc tem como me enviar?

      Excluir
    5. Oi boa noite. Vc pode me mandar o material tbm. Pois ganhei uma e quero muito aprender a mexer nela.Segue meu email: esmeming@gmail.com

      Excluir
  2. me podria mandAR EL MANUAL DE LA MAQUINA YA QUE TENGO LA MISMA EN CASA PERO NO SE COMO OCUPAR LOS DISCOS DE BORDADO
    CUALQUIER COSA ME LA MANDA AL CORREO THEE_MAIKEL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa noite! Acabei de enviar o manual! Que ele seja de grande utilidade!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Veja este link tem o manual na internet dentro do Youtube e deve ajudá-lo e a todos que precisam. O link leva para o Google drive e lá é público o acesso. Há outro manual desta Elgin sem discos, parecido com esta e fornecido pela ELgin do Brasil, para as Elgin Zig Zag ou Elgin Z15 por e-mail. Mas este é o completo para os nossos modelos de Elgin Ultramatic/Elgin Z9/Elgin Z10.

      https://www.youtube.com/watch?v=AmX6Fm8IebM

      Excluir
    4. Vou verificar Elder, muito obrigado!

      Excluir
  3. Boa noite. Também possuo uma que foi da minha mãe. Está em muito bom estado e possui todos os acessórios faltando apenas o manual. Se puder me enviar ficaria muito grato. Eu guardei a máquina como recordação porquê nós também ficávamos brincando no chão em volta dela enquanto costurava na máquina. Email: fernandocp@sc.senai.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernando, acabei de enviar o manual!

      Excluir
    2. Ola boa noite poderia me enviar o manual também adquiri uma deste modelo,muito obrigada meu mail e jaquelinegalvaofurtuoso@gmail.com

      Excluir
    3. poderia me enviar o manual dela por favor? obrigado

      Excluir
    4. meu email é meijidesd@hotmail.com

      Excluir
    5. Poderiam me enviar o arquivo do manual dessa máquina .. email marcos.seidel@bol.com.br

      Excluir
  4. olá!! Parabéns pelo seu blog. Comprei uma máquina dessa em muito bom estado de conservação e gostaria que vc me enviasse o manual dela, pois estou com algumas dúvidas sobre a passagem de linha e no manual tem todas as informações que preciso inclusive como ela tem vários recursos vou poder entender para que serve todos. muito obrigado. Léo

    ResponderExcluir
  5. esqueci de deixar meu e-mail para vc me enviar o manual.
    leo_gomes_junior@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Estou há tempos procurando o manual desta máquina, pois ganhei da minha avó e quero aprender a mexer, vc poderia enviar? Muiiito obrigada!
    gabi.gib@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. ola vc poderia me mandar o manual pois ganhei uma dessas e nao sei mexer.desde ja obrigado
    edileuza_florencio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!!! Parabéns pelo post... temos uma máquina destas e precisamos do manual. Você poderia nos enviar?
    Desde já agradeço a ajuda. rossanocariolato@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi meu amigo, minha avó ganhou uma idêntica a essa.
    Você pode me enviar o manual?
    Um forte abraço.
    François

    e-mail franhipnose@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de receber o manual de instrução, ganhei uma igualzinha e não sei mexer.
    Valeu
    aninhacontesini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,

    Acabei de comprar uma igualzinha a esta e não sei como funciona, pode me enviar o manual?

    Parabéns e obrigada pela sua iniciativa!

    rogrubl@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Podes me mandar o manual o.j.eventos@hotmail.co,

    ResponderExcluir
  13. Olá,tb tenho esse modelo de máquina e gostaria de
    obter o manual da mesma. Você poderia mandar para o meu email o manual dela, ficarei feliz. Parabéns por compartilhar com outras pessoas. Grata. Meu email é:
    mgsantos1972@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie passa para mim ou me ensina como passar a linha nela! Email o.j.eventos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!! A sua máquina está em ótimo estado!! Tenho uma igual e gostaria que me enviasse o manual, por favor. Agradeço desde já, abraços.
    E-mail: pri.euzzz@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. olá, parabéns pela gentileza, se você puder me enviar o manual também ficaria muito grata, também entrei em contato com o site da elgin, mas ainda não obtive resposta. Grata, Andréia (deperrella@uol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, amigo. Sou mais uma no Movimento dos Sem Manual. Pode mandá-lo para mim também? O email é nbm_tralha@walla.com (não leve a mal o "tralha", é que o email ficará aqui a mostra, e esse é onde eu recebo spam).
    Mas fica a sugestão: você podia colocar na postagem o email de contato da Elgin, assim, de repente, com todos pedindo para eles, eles tomem vergonha e coloquem os manuais antigos no site também.
    Abs e obrigado, Nádia.

    ResponderExcluir
  18. Oi eu comprei a minha no mercado livre, perfeita,linda parendo que saiu da loja. Pena que tive que optar em não receber o gabinete pois o envio ficaria muito caro. Veio com tudo , discos e vários pezinhos porém não sei como usá los, como posso obter essa informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. mande um e-mail para mim. cdeveikis36@yahoo.com.br que eu envio o manual para você!

      Excluir
    3. Olá! Eu enviei uma mensagem para o seu endereço de e-mail. Gostaria de receber o manual de instruções. Grata.

      Excluir
  19. Eu sou apaixonadas por máquinas antigas, fico pensando se estou ficando maluca!!!minha primeira foi uma Singer reta ponto de ouro, toda de ferro linda na qual costurei muitas peças de jeans como short para meus garotos, hoje homens. Sabe aquelas alças da mochila muito grossas, ela costurava uma beleza!...
    Agora está com minha nora que costura bolsas. Estou em outras cidade perto da praia e precisava de uma maquina forte para fazer almofadas e outras coisas, essas novas não serviriam, comprei então essa elgin ultramatic, como disse aí em cima.Agora comprei estou esperando chegar a elgin genius super automática mas, aquela antiga anos 70.Já estou pensando em outras, quero fazer uma coleção.

    ResponderExcluir
  20. No Brasil, infelizmente, não temos memória de nossa indústria... São pessoas como nós, colecionadores, que resgatamos o que de bom foi produzido no Brasil, antes dessas importações e produtos "made in china" com qualidade duvidosa.
    Parabéns pelas aquisições! caso queira, fique a vontade para me mandar fotos das suas máquinas. Farei questão de publicá-las aqui no blog! cdeveikis36@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. oi me manda o manual dessa maquina tenho uma igualzinha só que está sem uso é queria aprender a usar tudo que ela me oferece.meu e-mail gabygremista2008@hotmail.com
    obrigada, gabrielli

    ResponderExcluir
  22. Olá! Ganhei uma máquina igual a essa da minha cunhada, pertencia à mãe dela e por fim ela acabou me dando. Tenho tentando fazer algumas coisas nela, mas tenho encontrado alguma dificuldade. Se puder me repassar o manual, agradeço muito. Meu e-mail: celiacrisprado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Oi!!!! voce me manda o manual dessa maquina por amor, eu compre uma igual meu e-mail josselyng@hotmail.com
    gratidão

    ResponderExcluir
  24. Rose 19-03-2013 18:3619 de março de 2013 às 18:37

    Olá, tenho uma igual e estou tentando costurar já lubrifiquei, limpei só não consigo achar o ponto certo,pois solta toda hora, gostaria de receber o manual, meu e-mail é rosa-medrano@hotmail.com
    Desde já agradeço Rose.

    ResponderExcluir
  25. Olá por favor gostaria muito que vc mandasse o manual da ultramatic, tem peças que eu não faço a minima ideia de como usar,a minha tem umas peças pretas q imagino seja para bordar mas o lugar onde sao encaixadas esta com uma peça quebrada me disseram q nao existe mais, se vc souber onde eu poderia conseguir peças para ela por favor me informe abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kasa, preciso do seu e-mail para que eu possa enviar o manual.

      Excluir
    2. Olá C.Deveikis o meu email é karinasalles62@hotmail.com estou anciosa pelo manual obrigada pela resposta fico aguardando bjs!!!!

      Excluir
  26. Kasa, essa ultramatic que comprei também estava com problemas nessa peça onde encaixa os discos de bordados, porém o técnico deu para reajustar, mas me disse que se estivesse quebrada seria impossível por falta de peças. Porém essa maquina faz um zig zag simples muito bonito mesmo com essa peça quebrada. C. Deveikis, te mandei um e-mail com as fotos das máquinas.

    ResponderExcluir
  27. ola amigo me passa o manual tenho uma dessas e ia passar pra frente pois nao consegui o manual,meu e-mail é costurasdaliege@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Caro C.Deveikis, ficaria muito agradecido se também me enviasse o manual. Devido a avançada idade, minha mãe não se lembra mais de todas as funções e procedimentos de manutenção e ajuste dessa mesma maquina de costura que possui.
    Atenciosamente,
    WiLL Rombesso
    willrombesso@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, obrigado por enviar-me o manual.
      Minha mãe "mandou" um estalado beijo em agradecimento por vossa infinita gentileza!!
      ...Agora tenho que devorar o dito cujo, pois encarregou-me de executar todos os procedimentos de manutenção e ajustes descritos no mesmo...tarefa que farei com alegria só prá continuar vendo a felicidade estampada em seus olhinhos já cansados.
      - Amplexos Plenos, amigo!!

      Excluir
    2. É... acho que arranjei serviço para o seu final de semana!
      Mande um grande beijo para sua mãe também!
      Grande abraço para você e bom fim de semana!

      Excluir
  29. Por favor, tenho muito interesse no manual em PDF desta máquina. Ficaria muito agradecido se pudesse me enviar: contato@pauloroberto.med.br

    ResponderExcluir
  30. dougueee@hotmail.com

    urgente... passar a linha esta dificil hahahaha
    obrigado

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, ganhei uma máquina igual a esta só que não sei como manusea-la, entrei em contato com a Elgin, mas ainda não obtive resposta, será que vc me faria a gentileza de enviar o arquivo do manual, ficaria muito agradecida por isso.
    email: sueli.almeidaramos@uol.com.br
    Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, por favor, você poderia me enviar o manual? janumurta@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite, acabei de comprar a maquina igual a essa Elgin Ultramatic e veio sem o manual e a pessoa que me vendeu também não tem o manual, voce poderia me mandar o arquivo em PDF.
    Desde já agradeço, MUITO OBRIGADO.
    CÉSAR - E-MAIL rcesarcorde@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá minha querida, não sabe a alegria que fiquei em encontrar seu blog, caiu do céu. Estou a meses procurando o manual da máquina de costura ELGIN ULTRAMATIC. Será que me enviaria o arquivo que você conseguiu? Beijo grande, fico anciosa no aguardo.
    email: arteaureni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Ola tudo bom? Também ganhei uma máquina dessa, mas até hoje não consegui bordar, estou a procura do manual. Será que podia me enviar?.desde de já agradeço. tudo de bom .sergiosiqueira_srv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Ola, por gentileza, ganhei uma maquina igual a sua, e preciso do manual. deuslenepssilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, minha mãe comprou uma máquina desse modelo. Seria possivel me enviar por email o manual?
    caso sim, favor enviar para ediandersonlobo@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Ola, por gentileza, ganhei uma maquina igual a sua, e preciso do manual. denise.ale@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá, poderia por gentileza enviar uma cópia do manual?

    andersonpaes_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. BOA TARDE, PARABÉNS PELO BLOG, PODERIA ME PASSAR O MANUAL POR E-MAIL: bitapneus@uol.com.br . OBRIGADA

    ResponderExcluir
  41. Bom dia! Tenho essa máquina lá em casa há um tempão, quero o manual para aprender a mexer nela. O e-mail é patricia_taiszick@yahoo.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite. Minha filha ganhou da minha mãe esta maquina. Esta super nova. Sera que voce pode enviar o manual.
    E-mail:- deciopenchel@oi.com.br
    Obrigado.
    Décio

    ResponderExcluir
  43. Por favor amiga preciso do manual ,pois ganhei na igreja que a muito tempo atrás dava corte e costura e como eu preciso para fazer meu artesanato a irmã me deu.Presiso saber como trabalhar nela.

    ResponderExcluir
  44. Por Favor me envia o manual em PDF. Eu achei a máquina que foi da minha avó, da minha mãe, e vai ser da minha esposa agora, depois de uma bela revisão, pois ela estava em um lugar abandonado.
    rodrigo_odigao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Olá,

    Acabei de pegar uma máquina dessa, porém não tenho o manual. Pode me enviar?

    ligiamalandri@hotmail.com

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  46. OI! TAMBÉM PRECISO! UMA AMIGA MINHA TINHA UMA;COMO ESTAVA MUITO FEIA, ELA IA COLOCAR NO LIXO. UM DIA A GENTE CONVERSANDO, ELA PERGUNTOU: QUER PRA TI? É CLARO, EU RESPONDI, ENTÃO ELA ME DEU. LEVEI ELA EM UMA LOJA QUE CONSERTAM; SÓ FIZERAM UNS AJUSTES E LIMPESA. A MÁQUINA ESTÁ UMA MARAVILHA! ASSIM, SE FOR POSSIVEL, MANDA UMA CÓPIA PARA MIM QUE FICAREI MUITO GRATA. MEU E-MAIL: mc.marques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. preciso do manual quem puder me enviar eu agradeço .pois acabei de ganhar uma máquina dessas e não sei como usar me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  48. esqueci o email ,é marildesdejesus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Ola gostaria que me enviasse o manual
    duliart@outlook.com
    Obrigado fico aguardando

    ResponderExcluir
  50. Oi, acabei de ganhar uma dessa da irmã da minha vizinha, mas não sei como costurar nela, gostaria que me enviasse o manual.
    likaelianes2@hotmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  51. Olá! Meu nome é Thamara e eu ganhei uma máquina igual a essa, mas nao veio o manual. Teria como você enviar o manual para o meu e-mail??? É thamara_castro@hotmail.com
    Desde já agradeço a atenção e o post..

    ResponderExcluir
  52. Por favor tenho uma maquina igual a sua, pertenceu a minha vô peço que por gentileza me envie por email o manual de instrução. Meu email: daniela.laiz@gmail.com.
    Agradeço muito desde já.

    ResponderExcluir
  53. Olá, tudo bom? Gostei muito do seu blog, tem muita coisa interessante, gosto muito das coisas antigas...Tenho uma maquina destas há 40 anos, e não tenho o manual, voce pode por favor envia-lo para mim? Agradeço desde já..

    Eliane

    email- elianemoutinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. ola. escrevi para a elgin e eles nao me responderam nada. poderia mandar o manual por favor? era a máquina da minha mãe e vou usá-la agora. muito obrigada e feliz ano novo
    ana.mongini@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Por favor, me envie o manual. email: merreg1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  56. Boa noite.Me chamo Maria .no fim de dezembro,ganhei de um amigo uma máquina igual a essa em bom estado e funcionando.Por favor gostaria que me enviasse o Manual dela.desde já agradeço,estou aguardando.e mail:haibasoares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. bom dia ela reta e zig zag...ou so zig zag...me mande o manual por facor...gostei muito do seu blog.....desde ja agradeco......meiriele.marcos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Adquiri uma relíquia dessa e necessito do manual! Que bom que encontrei quem possa me ajudar!!! Por favor, mande-me para o e-mail abaixo: Obrigada!

    geo.tina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Ganhei uma dessa da minha mãe e não consigo acertar o ponto tem como me enviar o manual alessandrateles25@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. por favor me passe o manual,pois estou com uma aqui em casa ,so´nao uso por nao ter manual ,ela ta linda, nao consigo achar videos sobre ela ,ficarei muito agradecida se me enviar obrigado

    ResponderExcluir
  61. Ola, ganhei uma maquina dessa hoje, se puder me mandar p manual fico feliz. obrigado elispaulin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. ola amigo, poderia me enviar o manual ? tenho muita vontade de adquirir uma maquina zig-zag das antigas toda de ferro e ess modelo é apaixonante belinaro@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Olá, acabo de adquirir uma dessas raridades e adoraria se você pudesse enviar-me o manual para que eu possa aprender a manusea-la! Desde já agradeço muito pela atenção!!!!!! Suely ;;;;
    tininhasjp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Olá, acabei de ganhar uma maquina como esta, para um projeto de costura com Deficientes Intelectuais e gostaria muito que pudesse manda-lo!!! Desde já agradeço!! Juliana!! jusantana12@yahoo.com.br !!!

    ResponderExcluir
  65. Olá, por favor,gostaria que me repasse o manual da Elgin Ultramatic, pois acabei de adquirir.
    Ficarei muito feliz se puder me enviar. Desde já agradeço.
    aparecidadaschagas@ig.com.br

    ResponderExcluir
  66. Oi, ganhei uma maquina igual. Por favor me manda copia do manual.,pois tenho duvida quanto a regulagem. email
    dra.elianequeiroz@ig.com.br

    ResponderExcluir
  67. Olá Claudio. Primeiro de tudo, parabéns pelo blog. Ganhei esta preciosidade, com gabinete e tudo, que era da avó do meu marido. Caso pudesse, peço a gentileza de me enviar o manual, por favor. Muito obrigada, desde já, Silvia. O e-mail é: silviasuckow@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor me mandem o manual desde já fico muito agradecido cacafama@yahoo.com.br

      Excluir
  68. boa noite, recentemente ganhei uma maquina igual a sua toda funcionando, seria possível me enviar o manua dela. desde já agradeço..e-mail, mailto:luissmaia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. baixa aki
      http://search.4shared.com/postDownload/V7l2_3Li/manual_ultramatic.html

      Excluir
  69. Oi , eu gostaria de receber o arquivo com o manual dela sim, porque consegui comprar uma em ótimo estado pra minha Mãe, que sempre teve vontade de conseguir uma dessas antigas. Como ela mesma diz: -As de hoje não são boas como as de antigamente...Obrigada ! Meu e-mail : carmenandriotti@ig.com.br

    ResponderExcluir
  70. Comprei uma elgin deste modelo aqui citado e estou a procura do manual,fico muito agradecido se você enviar-me uma cópia.

    Email:gildasio8801@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. baixa aki
      http://search.4shared.com/postDownload/V7l2_3Li/manual_ultramatic.html

      Excluir
  71. http://search.4shared.com/postDownload/V7l2_3Li/manual_ultramatic.html

    ResponderExcluir
  72. Olá! Minha sogra acabou de ganhar uma máquina desse modelo e gostaria de saber se você pode enviar-me o manual.Desde já OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  73. Olá, Ganhei do meu irmão uma maquina igual a esta, só que não consigo encontrar o manual dela, se tiveres como me passar te agradeço, o e-mail é lcarlalm2492@gmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  74. Pode por favor me mandar o manual?!?! Estou quebrando a cabeça de como usar...rsrsrs Era da minha avó! Ficarei muitooooo grata se puder enviar... carinamarchi@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  75. ANA MARIA REGINA DE LIMA FLORENCIO9 de julho de 2014 às 14:28

    PODERIA POR FAVOR ME ENVIAR O MANUAL DA MAQUINA DESDE JÁ AGRADEÇO. ana_mary.3@hotmail.com OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  76. Olá, tenho uma máquina dessa que era da minha avó . Estou querendo costurar com ela mas não tenho o manual. Você pode disponibilizá-lo para mim, por favor? Meu e-mail é marivolpini@hotmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  77. Olá boa tarde Sr Deveikis, Me chamo Hed, e assim como todos. temos dificuldade em achar o manual, comprei duas maquinas de costura desta marca elgim ultramatic e elas vem com uns discos e todos os calcadores, e gostaria de sua gentileza em enviar o manual, no meu caso fiz o curso de costureiro e me matriculei no de alfaiate aqui no rio de janeiro, e na procura sem retorno deste manual. Ja agradeço a gentileza e colaboração por ajudar a todos nós acima. um grande abraço e um grande abraço tb a todas as leitoras meu email é hedwel@hotmail.com tb tenho uma pagina no face com este e-mail que quem quiser pode add la´costuro bolsas de tecidos e retalhos com estas maquinas, elas sao maravilhosas. abraços a todos aqui e a vc. boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  78. Olá, ganhei a maquina da minha avó e gostaria muito de aprender a usar a maquina com todas as suas qualidades. Teria como me enviar o manual? Grata E de Lewis delzinhap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Olá, ganhei essa Elgin Ultramatic da minha sogra, mas estava toda suja, maltratada e não costurava nada. Hoje ela já costura um pouco, mas agora o problema é que eu não sei ajustar os pontos que estão ora apertados, ora frouxos. Gostaria de receber o manual (viviansilva89@gmail.com) dela pra eu poder saber se estou enfiando a linha de forma correta. Observei que a sua tem vários acessórios, a minha é uma pena, tá faltando os discos e alguns pezinhos. Desde já obrigada...

    ResponderExcluir
  80. Olá. Gostaria que você pudesse me enviar o manual. Eu tenho essa máquina aqui, que era de uma tia e nunca costurei nela. Mas agora estou aprendendo mas não acho o manual.
    arteeato@gmail.com
    Obrigada
    Rosangela

    ResponderExcluir
  81. Por favor, pode me enviar o manual?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  82. Fiquei encantada com suas publicações .
    Comprei em um brechó (baratíssimo!) uma máquina como esta e até já escrevi para a Elgin pedindo o manual e solicitando se podem, através do número que enviei, informar a data de fabricação, mas não obtive resposta.
    Só depois é que descobri você na internet.
    Agradeceria muitíssimo se fizesse a gentileza de me mandar o manual.
    Como já disse alguém aí em cima, é uma pena que as indústrias não dêem um pouquinho de atenção para quem tem o prazer de conservar eletrodomésticos antigos.
    Tenho liquidificadores, ventiladores e forninhos antigos que uso e conservo com muito cuidado, mas os fabricantes nunca me respondem quando solicito informações.
    Parabéns pelo seu gesto tão gentil.
    Elizabete/Campinas, SP
    earibeiro1@gmail.com

    ResponderExcluir
  83. Vc pode me mandar copia do manual
    Kimlovefamily2@gmail.com

    ResponderExcluir
  84. Olá!
    Vc pode fazer a gentileza de enviar para mim o manual? Eu tb tenho uma máquina desta, foi da minha mãe. Mandei consertá-la e agora quero estar conhecendo ela melhor.
    email 2mstos@gmail.com.
    Agradecida

    ResponderExcluir
  85. Poderia me mandar o manual? tenho uma máquina dessa e quero por pra funcionar. Tenho até os discos de bordado que vem com ela, mas não sei como usar. Muito obrigada. meu e-mail; atelier.rogeria@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. Eu baixei aqui mesmo. Muito facio. Só que baixa em pdf. ai é só imprimir. Muito facio. Compre uma nesta semana. E ja baixei o manual aqui mesmo. Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio!
      Tentei deixar um pouco mais fácil e prático, inclusive para mim que já estava me perdendo no processo de enviar o manual por e-mail.
      Abraço, obrigado pela visita!

      Excluir
  87. Oi, Cláudio!
    Fantástica a ideia do blog! Acabei de adquirir uma belezinha dessas com os discos de bordar e pezinhos e tô doida pelo manual! Mas, o manual que baixei aqui no seu blog é da ZigZag (que minha mãe tem) e nao da ultramatic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completando, você tem o manual da ultramatic, que ensina a usar os discos de bordar? Grata! Luciana

      Excluir
  88. Esqueci do e-mail.Pra você mandar o manual:fatimacardoso61@gmail.com.Ok?

    ResponderExcluir
  89. Esqueci do e-mail.Pra você mandar o manual:fatimacardoso61@gmail.com.Ok?

    ResponderExcluir
  90. gostaria tambem de receber o manual pois a maquina e da minha mae e muita coisa ja não lembra mais meu emal; fatimajesus18²@yahoo,com.be grata. Fatima.

    ResponderExcluir
  91. Também tenho uma Elgin Ultramatic, que adquiri em 1974. É toda branca e o enchedor de bobina (não sei o nome correto) é diferente. Fica na parte de cima da máquina, próximo ao volante. É portátil (muito pesada) de origem, com motor. É só uma curiosidade para você, que gosta deste assunto.

    ResponderExcluir
  92. C. Deveikis, mais uma curiosidade pra você. O enunciado diz que ela foi fabricada entre 1967 e 1970, o que é estranho, porque comprei a minha em 1974 do próprio vendedor da Elgin, que fornecia para a rede de lojas onde eu trabalhava.

    ResponderExcluir
  93. Ola Gostaria de saber como se usa os discos desta maquina. Pois herdei de minha mamãe uma igual a sua , mas não sei como usar os discos . vc poderia me ajudar? fico no aguardo , Desde ja muito obrigada. mariacspereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. Se puder me enviar o manual desde já agradeço.
    Jsouza261.js@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. Muito obrigada por este manual!!!
    Herdei esta máquina da minha falecida Vovó e estava arrancando as cabelos para fazê-la funcionar.
    Infelizmente minha tia mandou reformar e trocou a mesa original dela por uma outra, na boa intenção de me dar uma mesa maior hahaha enfim.... o dia que encontrar a mesa original, vou uni-las novamente!
    Parabéns pelo blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela!
      Fico feliz em ter ajudado!
      Agora é só colocar ela para funcionar, não é mesmo?
      Boa sorte!

      Excluir
  96. Bom dia.... estou com uma máquina dessa que é da minha mãe, mas com dificuldades de faze-la funcionar, poderia me enviar o manual? ana_stu@hotmail.com
    Desde já agradeço sua atenção
    Ana Cristina Darella

    ResponderExcluir
  97. Oi bom dia!
    Por favor vc poderia me mandar o manual da maquina acima por email?
    carolitabh@hotmail.com;
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  98. Oi,tenho uma máquina dessa e preciso muito desse manual pois as vezes o ponto fica ruim e não sei como consertar.Se puder me ajudar ficarei grata.Meu email:anaritasantosmachado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  99. Ola, que legal o seu texto! Também herdei uma maquina dessas, Vc poderia me enviar o manual?
    Desde ja agradeço!
    Email: fagundesraisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  100. Que bacana. Parabéns.
    Tb tenho uma máquina dessa. O manual dele está faltando páginas. Entrei em contato com a Elgin e eles me enviaram um manual q não era dela. E me disseram q não tinha. To baixando pra verificar, se for o dela mesmo, darei pulos de alegria. O q quero aprender é como usar os discos. O q me enviaram é de uma máquina parecida. Porém sem discos.
    Mt obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q pena é o mesmo manual q eles me enviaram. Mas valeu assim mesmo.
      Se vc ou alguém souber como utilizar os discos. E quiser compartilhar comigo, agradeço mt.

      Excluir
  101. bom dia ganhei uma maquina desta e não tenho manual gostaria de receber mais informações sobre ela, esta em ótimo estado.

    ResponderExcluir
  102. Poderia me mandar o manual,ganhei uma maquina dessa porem não consigo usá-la!
    Ingrid.nascimento.n10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  103. Olá!
    Minha mãe tinha uma máquina igual a sua,foi doada a uma neta. Pretendo confiscá-la.Esta máquina tem uma caixinha com discos e outras pecinhas...O pedal ficou comigo,o gabinete deu cupins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueça de depois fazer o download do manual diretamente no site tempoguaranaderolha.co

      Excluir
  104. Olá, será que você poderia me enviar o manual, estou com uma aqui igualzinha e não sei fazer nada, quero aprender, essa que eu tenho era da minha vó! Quero muito aprender e usá-la. Obrigada.
    raquelaraujodeoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  105. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  107. Por favor me ajudem estou precisando muito como se usa os discos?

    ResponderExcluir
  108. Como faço para aprender a mexer nús discos já tentei e ainda não consegui como fazer? Meu contato nazinhagualberto@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde C. Deveikis!Nossa, estava procurando algo sobre essa maquina. Li sua história sobre a maquina, muito legal... historia de infância é sempre maravilhosa. Gostaria imensamente que você pudesse me enviar o manual dessa maquina, preciso demais. Ficarei grata eternamente. Tudo de bom pra você, e boa sorte sempre com sua maquina. Aqui meu email: deusasol@gmail.com

    ResponderExcluir
  110. Eu já tenho esse manual, mas ele não é dessa maquina, é da Elgin zig zag. Eles lhe enviaram o manual errado. Essa maquina é a Elgin ultramatic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pimenta Pink!
      Pois é, eu fiquei sabendo há pouco tempo que o manual era de outra máquina...
      Preciso fazer uma atualização aqui na publicação dizendo que ele pode ajudar, mas não é o manual da máquina...
      Pelo que parece, nem a Elgin possui o manual original.
      Uma pena...

      Excluir
    2. Eu acabei de ganhar uma maquina dessas de presente do meu sogro (era da minha falecida sogra), preciso colocar a mesma para funcionar. Mas esta nova, apesar da idade dela. Vi que apenas a correia esta corrompida. Mas tem ate o manual.

      Excluir
    3. Psica. andressa A. L. Schulz gostaria muito que voce me mandasse a copia do manual. Eu pago o correio e o xerox. Meu email é: mariamagalibarretoross@gmail.com. Por favor, te peço com muito carinho e necessidade. Agradeço

      Excluir
  111. olá Boa noite gostaria de uma ajuda...estou querendo comprar uma máquina elgin ultra de uma vizinha so que ela ficou parada durante um ano e minha mãe falo que os pontos dela estão desregulados. o que devo fazer para regular os pontos? desde já agradeço ..um abraço Cirlene

    ResponderExcluir
  112. olá Boa noite gostaria de uma ajuda...estou querendo comprar uma máquina elgin ultra de uma vizinha so que ela ficou parada durante um ano e minha mãe falo que os pontos dela estão desregulados. o que devo fazer para regular os pontos? desde já agradeço ..um abraço Cirlene

    ResponderExcluir
  113. Bom dia C. Deveikis, conheci seu blog já há algum tempo. Adoro coisas antigas, fotos e estórias e a sua é bem interessante. Comprei no mercado livre uma Elgin Electra, já mandei fazer manutenção, mas não tenho manual e tenho dúvida de como pôr a linha. Sei que sua máquina é uma Ultramatic, mas acho que pode me ajudar em muita coisa. Por favor, sei que vc já deve ta enjoado de enviar manual pro Brasil todo, mas se puder enviar pra mim, vai me ajudar muito. Eu agradeço muitíssimo pela gentileza. meu email é: ilyacosendeilannes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  114. Esqueci de dizer: Eu sou Angélica Oliveira, sou de Campos dos Goytacazes RJ, sou mãe e avó que adora fazer costurinhas (artesanatos). O meu email é o nome da minha avó materna filha de pai e mãe suiços: Ilya Cosendei Lannes. Só jogando conversinha fora rsrs. Abração C. Deveikis, bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica! Bom dia!
      Antes de mais nada, desculpe a demora em responder, mas precisei ficar "off line" nas últimas semanas.
      Olha, infelizmente eu não tenho mais o manual no meu gravado no meu computador...
      Mas dê uma olhada no meu site tempoguaranaderolha.com
      No menu "outras antiguidades" você encontra a máquina, e clicando na foto você terá um ícone em pdf que é o manual.
      É só clicar no ícone que o download é automático.
      Mas devo alertá-la que acabei descobrindo que o manual não é da ultramatc, é de outro modelo, mas ele acaba sendo útil e ajudando em algumas dúvidas.
      Bem, é isso!
      Boas costuras, e se eu puder ajudar com alguma outra coisa é só entrar em contato!
      Abraço!

      Excluir
  115. Tenho uma Elgin Arm 2000, mas não encontro outra igual ou o manual dela . Vc pode me enviar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  116. Minha sogra tem uma maquina desta igualzinha, gostaria muito que me enviasse uma copia do manual para o e-mail:

    totranquiloplay@gmail.com

    ResponderExcluir
  117. Site fora do ar. Por favor envie no enail?

    ResponderExcluir
  118. Bom dia!
    Tenho uma máquina igual, você poderia me enviar o manual, por gentileza?
    Obrigada!
    email: adriana.rodrigues.souza@gmail.com

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde a todos.Tenho uma maquina dessas,comprei numa viagem que fiz a João Pessoa,porfavor alguém poderia me enviar o manual dessa maquina elgin ultramatic.
    Atenciosamente.
    Josivan g Souza.

    ResponderExcluir
  120. Gostaria de receber o manual dessa máquina por Gmail tem como mardeziza@gmail.com

    ResponderExcluir
  121. Por favor alguém me envia o manual dessa máquina
    Mardezimardeziza@gm

    ResponderExcluir
  122. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  123. Olá C. Deveikis!
    Adorei seu post. Estou me aventurando numa Elgin Utramatic que ganhei da avó do meu marido. Você poderia me enviar o manual no vanessaperoli@gmail.com ? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  124. Bom dia,
    Muito legal recuperarmos as memórias com uma máquina dessa. Ganhei um da minha tia e nem imagino como usar.
    Você poderia, por favor, me enviar o manual por e-mail: rosana.ceolin@gmail.com
    Muito obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  125. Bom dia

    Parabéns pelo seu blog, lembra muito a nossa historia.
    Minha mãe faleceu e nos deixou essa reliquia de familia, gostariamos muito de obter manual para colocarmos para funcionar. Você pode me enviar por favor.
    Meu nome é Isabel, meu email é: if.morais@hotmail.com
    Muito obrigada e Parabéns.

    ResponderExcluir
  126. Por favor me manda tbm o manual minha mãe tem uma não lembra mais como regulação. mmarcoscastro@hotmail. Com

    ResponderExcluir
  127. Boa noite.

    Você pode me enviar o arquivo pdf do manual por emial, por favor Tentei usar o link do post mas a página não existe mais. Desde já agradeço e aguardo resposta. Obrigado!

    Cézar.

    email: cezar.reli@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cézar, obrigado pelo contato.
      Infelizmente eu não possuo mais o manual.
      Fiz uma atualização na postagem explicando o que aconteceu.

      Excluir
  128. Boa tarde a todos, a minha avó tem uma máquina dessas que ficou pra minha mãe, alguém que possua o manual poderia me enviar para o email carlosfff@gmail.com

    C. Deveikis vc diz para vermos em um site, mas o link está fora do ar, tem alguma outra forma?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Carlos, eu não possuo mais o manual.
      Escrevi uma atualização no final da publicação explicando o que aconteceu.
      Vamos torcer para que alguém que leia o blog possua o manual e possa enviar

      Excluir
    2. Obrigado C. Deveikis, e o seu site, continua mesmo fora do ar?

      Excluir
    3. Na verdade, Carlos, eu cancelei o contrato com o desenvolvedor.
      Manter um site é caro, principalmente o que eu possuia pois eram muitas fotos e ele era "pesadão".
      Como eu não tinha patrocínio, e não gerava nenhum dinheiro com as publicações, acabou ficando inviável...

      Excluir
  129. Olá Claudio tenho uma máquina dessa mas não tenho manual se não for incômodo você poderia me enviar desde já agradeço. Meu E-mail é mvirginias@bol.com.br
    Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O manual estava gravado no meu notebook e infelizmente acabei perdendo ele depois de uma pane..

      Excluir
    2. Não teria ele salvo como anexo em algum e-mail.

      Amei seu blogue, eu sou fã de máquinas de costura antigas.

      Excluir
  130. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  131. Claudio Deveikis eu comprei pra mim agora uma Elgin Ultramatic, sou fã de máquinas de costura antiga. Esta Elgin tem mecânica e design da marca italiana Necchi de máquinas de costura. Mas quero aprender a costurar. Para mexer com artesanato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elder!
      Esse manual estava salvo no meu notebook, depois de uma pane acabei perdendo não só ele, mas outros arquivos importantes, inclusive fotos...
      Não foi possível recuperar nada...
      Vamos torcer para que alguém que tenha feito o download se pré disponha a compartilhar ele conosco!

      Excluir
    2. Eu consegui um manual de baixa resolução de um modelo da Elgin Ultramatic simples, que só faz reta e zig zag. Não tem o compartimento de discos de bordados. Seria um modelo inferior ao que possuímos.

      Excluir
  132. Por favor, alguien puede enviar el manual de esta maquina (Elgin Ultramatic ) a mi correo.
    anguseyf@hotmail.com
    Muchas gracias !!!

    ResponderExcluir
  133. Claudio Deveikis, Boa noite! Saberia o ano preciso que esta máquina foi fabricada. A minha é idêntica a sua até nas alavancas de metal com plástico preto na ponta. Há modelos antigos da Elgin Ultramatic cuja as alavancas são somente de metal. As nossas Elgin Ultramatic tem alavancas com plástico na ponta e isso proporciona mais conforto por dar firmeza na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elder!
      O ano preciso eu não sei te informar, mas posso garantir que é bem no início da década de 1970.

      Excluir
  134. Olá, vc ainda tem o manual? Se tiver poderia me enviar? Como vc conseguiu entrar em contato com a Elgin? Minha máquina precisa de uns parafusos e não consigo encontrar. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  135. Olá, vc ainda tem o manual? Se tiver poderia me enviar? Como vc conseguiu entrar em contato com a Elgin? Minha máquina precisa de uns parafusos e não consigo encontrar. Muito obrigada.
    Enviar para rosanasoaresmotta@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tenho mais o manual, ele acabou se perdendo em uma pane no meu notebook na época em que ainda não existiam as "nuvens" para armazenamento.
      Não me lembro como entrei em contato com a Elgin, mas creio que foi por um e-mail cujo endereço estava disponível na web.

      Excluir
  136. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  137. Por favor gostaria de ter o manual desta Elgin Ultramatic. Depois de decadas consegui desengavetar a maquina de minha mãe, está no concerto e quero utiliza-la. mas já não tem mais o móvel que era bonito, nem o manual, ainda tenho os discos de bordar. Agradecida por tanto amor envolvido com esta máquina de costurar. meu email: cavsilmara@gmail.com Gratidão!

    ResponderExcluir
  138. ola tudo bem? tenho uma maquina desta elgin ultramatic verde foi da minha vozinha passou para minha mãe e estava travada de tanta sujeira... então levei para concertar e agora preciso do manual vou apreender a costurar para ver se faço uma grana quem tiver o manual e poder me disponibilizar o pdf agradeço meu email: mailliwdesigner@gmail.com

    ResponderExcluir
  139. Olá! Gostaria muito de agradecer por esse material incrível que você criou. Tenho uma Elgin muito semelhante a essa só não consigo descobrir o ano de fabricação. Se puderes me dizer o ano da sua ficaria grata.
    Amoo a minha máquina de costura e ainda não tive coragem de trocar por um modelo mais atual. Já cheguei a trabalhar mais de 40 horas nela ,parando apenas para pausas de cafezinho. Temos em mãos uma verdadeira relíquia. Obrigada mais uma vez pelo seu blog e ao amigo que compartilhou generosamente o manual dela. 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Máquina de Costura de Ferro Fundido e Mecânica de Aço não devem ser trocadas. Porque são duráveis e fortes, foram projetadas pra durar mais de 50 anos com boa limpeza nos dentes e na chapa de agulha e boa lubrificação, são máquinas valiosas que não são mais produzidas e costuram igual a uma industrial em durabilidade. As máquinas de costura atual tem chassis interno de alumínio e por fora são cobertas por plástico. A mecânica interna é igual a uma impressora de computador.

      Excluir
    2. Obrigado pelas palavras!
      Não sei precisar uma data, mas como ela pertenceu à minha mãe creio que ela é do final da década de 1960, início da década de 1970.
      O que o Elder diz sobre durabilidade é real!
      Quando levei a máquina para fazer uma revisão, o técnico ficou impressionado com ela e disse que era uma máquina para durar mais 50 anos e que costurava de tudo, não deixando nada a desejar quando comparada com uma máquina industrial.

      Excluir
  140. Agradeço muito, pois, me ajudou, embora a minha máquina seja Elgin Ultramatic Z15.

    ResponderExcluir
  141. Muito obrigada por compartilhar o manual. Uma amiga me emprestou a máquina dela igual a esta é estou encantada. Ela é extremamente resistente.

    ResponderExcluir
  142. Muito agradecida pela disponibilização do manual. Vou poder usar (ou tentar) a maquina deixada pela minha mãe..

    ResponderExcluir
  143. Muito legal o conteúdo. Eu ganhei essa de uma amiga. Estava costurando no entanto Mandei para revisão e eatou amsiosa para fazer uns bordados já que está em excelente conservação.

    ResponderExcluir
  144. Ontem minha esposa ganhou uma Elgin Ultramatic, fiz uma vistoria e a máquina estava impecável, tinha até manual original e caixinha de agulhas original, incrível

    ResponderExcluir
  145. Fiquei de herança de uma tia. Adorei,mas o modelo dela é Z9. Como posso conseguir o manual?

    ResponderExcluir
  146. domingosiarasouza31@gmail.com poderia me mandar o manual

    ResponderExcluir
  147. Boa noite, gratidão por você ter postado esse manual pois tenho uma máquina dessa á 13 anos, minha tia comprou ela em 1970 no interior do Ceará veio embora pra são Paulo deixou pra minha vó hj ambas já falecidas depois de alguns anos minha vó já não mais usava devido a idade ela deu pra minha mãe, com o tempo minha mãe comprou outras mais moderna e deixou ela de lado em uma viajem de férias a casa dela eu pedir ela pra minha mãe e trouxe ela pra mim mas não sei usar ela , agora com o manual vou conseguir mexer nela com mais conhecimento.obrigada.

    ResponderExcluir