Translate

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Jogo para caipirinha

Um jogo diferente. Até hoje não encontrei algo parecido.
Não tenho certeza se foi um presente de casamento de minha mãe ou se foi um presente que eu comprei para ela quando eu era pequeno.
Acredito mais na segunda hipótese.
Década de 1970.
Na "Estrada do Oratório", próximo ao "centro"do "Parque São Lucas", em São Paulo, havia uma loja que vendia de tudo, material escolar, armarinhos, presentes... Era uma antiga lojinha de 1,99, mas com preços bem acima disso, e artigos genuinamente brasileiros.
Eram outros tempos...
E vez ou outra, em alguma comemoração, meu pai me dava um dinheiro e eu ía comprar o presente de minha mãe.

Que eu me lembre, cheguei a comprar vários conjuntos de copos e taças de vidro. Vidro que na época podia ser considerado de baixa qualidade, vidro bem vagabundo mesmo!

Vagabundo, mas que hoje se tornou "antiguidade".
Tenho quase 100% de certeza que esse jogo de caipirinha foi um dos presentes que comprei nessa loja.
Seis copinhos que medem 7,0 cm de altura por 6,0 cm de diâmetro na boca.
No fundo de cada copo está gravada a letra K.
O copo maior, copo de servir, possui 15,0 cm de altura por 10,5 cm de diâmetro na boca.
 A cor do jogo é um tom de verde.
Se não me engano, o jogo possuía o pilão, em vidro, para socar o limão.
Esse pilão deve ter se perdido...
Repare que o copo maior possui uma mancha.
É mancha de caneta esferográfica.

Na década de 1970, canetas e lápis eram materiais caros.
Minha mãe, no começo do ano,  comprava uma quantidade razoável (meia dúzia, no máximo) de canetas e usava esse copo maior para guardá-las dentro de um tajer que ficava na cozinha de casa.

Provavelmente alguma caneta chegou a vazar e deixou sua marca.
Possuo 5 outros copos parecidos com os copos desse jogo.
São copos coloridos, nas mesmas medidas que os do jogo de caipirinha.
A diferença está na borda dourada. repare:
E também na letra gravada no fundo. Esses copos coloridos possuem um "N" ou "Z" gravado.
Me diga que uma caipirinha não fica muito mais saborosa se for servida em um jogo desses?




Nenhum comentário:

Postar um comentário