Translate

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pratos Westmoreland Glass Company

Lembram do meu prato em uralina que não tinha identificação do fabricante?
Pois bem, consegui adquirir um jogo de pratos, que não são em uralina, com os mesmos arabescos como decoração.
Acabei descobrindo que foram produzidos pela Westmoreland Glass Company of Grapeville, empresa americana, que funcionou de 1889 a 1984 no estado da Pensilvânia.
O jogo é composto por um prato grande com 30,0 cm de diâmetro e 6 pratos menores com 20,0 cm de diâmetro cada um.
\
Como eu já disse, não são uralina, são em vidro transparente.
O padrão recebe o nome de Princess Feather e a Westmoreland chegou a produzir nesse padrão lustres, que são lindos,  e também 100 peças em carnival glass, numeradas, e que se tornaram o desejo de aquisição  de muitos colecionadores.


Não é possível fazer uma datação precisa desse conjunto, mas pela qualidade do vidro, posso dizer que é da segunda metade do século passado.
A Westmoreland possui um site para colecionadores, National Westmoreland Glass Collectors Club, com link para uma página no Fecebook de onde consegui a foto do catálogo onde aparece o padrão.

7 comentários:

  1. Olá! Conhecia como vidrão Português.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de peças em vidrão.Tenho algumas...Ah!Tenho alguns destes pratinhos...

    ResponderExcluir
  3. Eu também conhecia como vidrão português.

    ResponderExcluir
  4. É, eu já vi muita gente chamando esses pratos de portugueses. Mas de português eles realmente não tem nada...

    ResponderExcluir
  5. sensacional !! procurando uma coisa, achei outra! Achei um prato de bolo desses aí na cozinha de minha mãe!!! é realmente lindo! quase que entreguei p/ qualquer um pra me livrar de espaço. Fiquei c/ pena , pois é muito bonito. Agora vejo que fiz bem em não dar. Valeu! (Y)

    ResponderExcluir
  6. Olá!Tenho alguns pratos desses , mas não sei se são legítimos.Poderia verificar para mim? Enviarei fotos....Grata! Bartolozita Brígida

    ResponderExcluir