Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Aparelho de jantar Weiss - Folha de couve

Atenção!
No meu instagran @claudiodeveikis você encontra fotos de várias peças de minha coleção, pode entrar em contato comigo para enviar fotos, dúvidas ou sugestões.
Me siga no Instagran!
É só clicar no link @claudiodeveikis que uma nova página será aberta!
Em seguida é só clicar no botão "Seguir" que aparece ao lado do meu nome @claudiodeveikis

Na semana passada eu andei vendo as novidades publicadas nos blogs que eu acompanho, e acabei tendo uma surpresa muito boa ao ver meu blog mencionado pela Maria Paula em seu blog As Coisas De Que Eu Gosto, blog muito interessante que vale uma visita, principalmente para que gosta da louça fabricada lá do outro lado do Atlântico, em Portugal.

Foi então que eu me dei conta que fazia tempo que eu não publicava nada sobre louça.

E aconteceu que acabei me entusiasmando e resolvi publicar um aparelho de jantar manufaturado pela Weiss.

Já publiquei alguns aparelhos que quem não viu, vale a pena dar uma olhada; Schimdt / Rio do TestoSteatitaPolovi / Germer e um para servir peixe e frutos do mar da Inter American.

E agora, chegou a hora do meu "Folha de Couve" da Weiss, onde sei que alguns irão torcer o nariz, mas acreditem é um jogo bem diferente e que chama a atenção, inclusive já cheguei a ver peças Folha de Couve serem usadas em programas culinários, portanto, um jogo que está na moda!

Não comprei esse aparelho de uma única vez.
Fui juntando as peças aos poucos.
Alguns pratos de um vendedor, outros de outro vendedor, a molheira de outro, e assim por diante.
Mas acabei formando um jogo completo.

Por serem muitas peças, optei por mostrar somente algumas nas fotos de abertura:



São doze pratos fundos com 23,5 cm de diâmetro; doze pratos rasos com 25,0 cm de diâmetro 12 pratos de sobremesa com 20,0 cm de diâmetro.



Quatro travessas sendo que a menor tem 25,5 cm por 17,0 cm, e a maior (pasmem), possui 50,0 cm por 30,5 cm!

A pessoa de quem comprei essa travessa grande dizia que era uma "travessa de banquete"!

Desconfio que exista uma quinta travessa que encaixa entre as duas maiores das fotos.
Mas não cheguei a procura-la.
Creio que quatro já sejam suficientes!



Também tenho a saladeira com 29,0 cm de diâmetro.



Duas peças charmosas, uma farinheira e uma molheira, ambas com seus respectivos pratinhos de apoio.






E a mais imponente de todas, a sopeira que possui capacidade para quase 2,5 litros!



O charme da sopeira fica por conta da colher/concha!
Peça muito difícil de encontrar em um jogo Folha de Couve, visto a facilidade de quebrá-la.



A sopeira possui, com a tampa, 20,0 cm de altura por 27,0 cm de diâmetro, já o prato de apoio possui 34,5 cm de diâmetro.

São peças grandes!


Faiança produzida pela Weiss na época em que ela já apresentava dificuldades, e é perceptível ao tato que a qualidade da faiança não é das melhores.

Portanto são peças frágeis que devem ser manuseadas com um pouco mais de cuidado.


Aqui em casa, gostamos de usá-las principalmente para servir aquela bela feijoada com couve refogadinha e uma farofinha bem crocante e apimentada!


Faz sucesso!

Um grande abraço para todos, até a próxima!

15 comentários:

  1. Olá C.Deveikis
    Antes de mais muito obrigada pelas simpáticas referências ao meu blog.Foi uma honra. Gosto muito deste seu serviço que em muita coisa faz lembrar a linha de produção da Fábrica Bordalo Pinheiro,nas Caldas da Rainha. Tenho algumas peças "couve" e sempre as achei encantadoras. Não tenho serviço completo pois deixo-me tentar por outras formas de maneira que tenho uma autêntica salada de frutas e legumes:). É quase hora de almoço e a sua última fotografia fez-me crescer água na boca, mas para além disso acho que este tipo de louça pede precisamente este tipo de comida tradicional.Muito harmonioso. Vou-lhe deixa um link ada loja da Bordalo Pinheiro, para melhor poder apreciar as loiças de que lhe falei. Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://pt.bordallopinheiro.com/mesa-cat

      Excluir
    2. Olá Maria Paula!
      Obrigado pelo comentário e também pelo link.
      Já dei uma olhada rápida e vi que a Bordalo Pinheiro possui coisas interessantes!
      Depois quero dar uma olhada com mais calma!
      Abraço, e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  2. Claudio,

    Como a Maria P. já atentou, se não fossem marcadas estas peças, seriam tidas como portuguesas no estilo da produção de Caldas da Rainha que reproduzia com gosto as nervuras e contornos de frutas, verduras e legumes (além de todo tipo de bicho) em sua original e apreciada louça.

    Um abraço.

    ab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Amarildo!
      Extremamente pertinente sua observação!
      Faz um tempo, comecei a montar um outro jogo da Weiss, o "Folha de Repolho".
      O engraçado é que algumas peças são marcadas pela Weiss, e outras poucas não possuem a marca
      Talvez sejam peças com outra origem.
      Depois do seu comentário, vou tentar levantar mais informações!

      Grande abraço, boa semana!

      Excluir
    2. tem algum telefone para melhor contato ou pagina no facebook?

      Excluir
  3. Queria se contato para falar sobre as peças da weiss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, bom dia!
      Não tenho WhatsApp, você pode entrar em contato comigo pelo e-mail cdeveikis36@yahoo.com.br, ou me procure no Facebook Claudio Deveikis.

      Excluir
  4. Oi qual é o valor do conjunto?
    gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Boa noite Eric!
      O jogo não está à venda!

      Excluir
    2. Também gostaria de saber se ainda pode ser encontrado para venda. Minha mãe tem parte do conjunto e estou procurando os pratos para ela. Poderia indicar algum antiquário ou site que posso encontrar? Obrigada!

      Excluir