Translate

sábado, 30 de junho de 2018

Carnival Glass padrão Bico de Jaca da Esberard Rio

Como é bom descobrir peças novas e poder contar com a ajuda de amigos para mostrar um pouco da história do vidro no Brasil.

E aqui tenho que agradecer aos amigos Álvaro Aguiar pelas fotos da compoteira carnival glass com tampa e prato de apoio, e ao amigo Clovis Bezerra Cavalcante pela imagem do catálogo da Esberard Rio.

Vamos para a publicação de hoje!


Já comentei aqui no blog sobre o padrão "Bico de Jaca".

O Bico de Jaca foi trazido ao Brasil, no início do século passado, pela mãos dos portugueses, provavelmente da fábrica Marinha Grande.

O padrão logo se tornou um dos preferidos entre os brasileiros, ficou um pouco esquecido entre as décadas de 1990 e 2000, mas parece que voltou à moda nos últimos anos.

Recebe esse nome pois lembra a casca da fruta jaca, originária da Índia, mas facilmente encontrada no Brasil.

Uma curiosidade, em Portugal, o Bico de Jaca é conhecido apenas por "Bicos", e em inglês ele é melhor identificado como "Diamond Points".

A primeira peça é uma compoteira carnival glass Bico de Jaca fechada.





É uma das menores compoteiras que eu conheço, cerca de 14,0 cm de diâmetro e um pouco mais de 14,0 cm na altura.

No prato de apoio é possível identificar que a produção é da Esberard Rio.




A segunda compoteira foi feita com o mesmo molde da primeira, porém é aberta, não possui o prato de apoio, é um carnival glass com uma cor fogo mais escura e possui as bordas em onda.

Uma peça que apesar de ser muito bonita, não é em um formato que caiu no agrado dos brasileiros.
Talvez, por isso, seja uma peça um pouco mais difícil de ser encontrada.






Uma terceira compoteira, sem o prato de apoio, e com uma cor que, sinceramente, eu não consigo dizer se é verde ou amarela ou verde-amarela ou amarela-verde...

Já chegaram a me perguntar se ela é pintada nessa cor.
A resposta é "Não", essa cor é do próprio vidro.






A compoteira Bico de Jaca aparece no catálogo da Esberard Rio descoberto pelo Clóvis.
Eis a imagem:


Peças únicas e lindas!
Vida longa ao Bico de Jaca!


BONUS!
Grega em uralina!

No sábado passado eu recebi um e-mail do Álvaro Aguiar, pedindo para que eu o ajudasse na compra de uma compoteira Grega verde-limão que ele havia encontrado sendo anunciada em um site de vendas por uma pessoa daqui de Curitiba.

Na segunda feira fui na casa do vendedor, Maurício, que me falou que essa compoteira pertencera a avó dele que morou no Rio de Janeiro.
Constatei que ela estava em perfeito estado!
Compra feita, eu precisava enviar a compoteira para o Álvaro e sua esposa, Márcia, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Mas claro que antes, não resisti, tirei algumas fotos e também testei ela sob uma luz negra.

Uralina!!! Eis as fotos:




A compoteira Grega Também aparece no catálogo da Esberard Rio do Clovis Bezerra.
Eis a imagem do catálogo com a minha Grega carnival glass.



Nenhum comentário:

Postar um comentário