Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Faqueiro Prata Wolff 90 / Set of cutlery in silver by Wolff


Faqueiro com 36 peças em prata Wolff 90.
São 6 garfos, 6 colheres 6 facas de jantar, 4 garfos, 5 facas, 6 colheres de sobremesa, 1 colher de chá e duas colheres de café. Ou seja, o jogo não está completo.
Os talheres de sobremesa medem de 18 cm a 21 cm, e os de jantar medem de 21 cm a 24 cm.

Vamos falar um pouco sobre prata.

A prata é um metal muito maleável, por isso para ser manipulada, e transformada em qualquer objeto, é necessário uma liga com outro metal que pode ser chumbo, cobre ou zinco.

Dependendo da finalidade do objeto a proporção de prata nessa liga pode ser maior ou menor, por exemplo, utensílios de cozinha possuem uma porcentagem menor de prata do que uma gargantilha.

Agora imagine a dificuldade em determinar essa porcentagem de prata em uma peça.

Por isso, existe uma classificação que é muito conhecida.
Essa classificação são numerações que geralmente começam com 800 e vão até 1000.
A numeração prata 800 significa que a liga usada possui 80% de prata e 20% de outro(s) metal(ais).
Prata 900 significa 90% de prata e 10% de outro(s) metal(ais).
Prata 925 são 92,5% de prata e 7,5% de outro(s) metal(ais).
Na prata 950 temos 95% de prata e 5% de outro(s) metal(ais).
E por fim, prata 1000 que é a prata pura.

Países como Portugal, Inglaterra, França e Itália, usam essa classificação há séculos (existem registros de marcação em objetos portugueses que datam próximo a 1300)

Para essa classificação é feita uma marca na peça. E essa marca depende do país de origem podendo ser a indicação de uma cidade, a imagem de um deus ou deusa, a figura de um animal ou outra marca qualquer.

Por exemplo, objetos de prata inglesa apresentam desde 1577 a marca de um leão seguido de quatro outros símbolos que indicam a cidade de origem, a data da manufatura e o prateiro que produziu a peça.

Portanto caso você tenha um objeto de prata inglesa, verifique a existência dessas marcas,  isso indicará que o objeto é prata inglesa 925.

Acho importante explicar isso pois é comum encontrarmos peças, principalmente correntes e pulseiras, onde as pessoas dizem ser “prata portuguesa”, “prata inglesa”, ou outra denominação.

Nesse caso, antes de comprar, procure saber como aquele país faz a marcação em objetos de prata e verifique se a peça possui essa marcação.

No Brasil, bem no Brasil... peças foram produzidas desde o Brasil Colônia, na maioria das peças não se fazia a marcação, e grande parte se perdeu...

Hoje em dia é comum encontrarmos certos objetos em “prata 90”, como é o caso desse faqueiro da Wolff.
Objetos “prata 90” só possuem um banho de prata. É o famoso “folheado”, não é prata.

A Wolff possui um site no Brasil, para acessá-lo clique aqui




 
 
 
 
 
 

15 comentários:

  1. Gostaria de entender mais sobre os faqueiros e suas histórias, vc sabe de alguma indicação bibliográfica? Obrigada de qq forma. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Acácia!
      Não conheço nenhuma bibliografia sobre o assunto.
      De repente você pode fazer uma busca na internet por clubes de colecionadores.
      Normalmete, no exterior, colecionadores montam grupos virtuais para troca de informações.
      Caso consiga alguma coisa, por favor, me avise!
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Ola C. Deveikis, legal seu blog! Temos isso em comum, tambem gosta de antiguidades! Sou brasileira e tenho um antiquario em Estocolmo.
    atenciosamente
    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina!
      Saudações cordiais do Brasil!
      Fico feliz que tenha gostado do blog!
      Não tenho instangran e acabei de desativar minha conta do facebook há duas semanas.
      Mas caso queira, podemos conversar e trocar informações por e-mail: cdeveikis36@yahoo.com.br.
      Fico aguardando!

      Excluir
  3. Bom dia, primeiramente obrigada pelas informações acima, me foram muito úteis. Tenho um faqueiro igual a este das fotos. Preciso vender, possuo também outras peças espessuradas em prata e precisava saber o valor para poder vender. Você poderia me ajudar? Posso lhe enviar as fotos dos objetos. Preciso muito dessas informações.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigo,

    Eu também sou apaixonada por peças antigas e tive a sorte de casar com uma pessoa que também gostava e que preservava as peças antigas de sua mãe. Como ele era filho único herdou tudo e agora com o seu falecimento fiquei com todas as peças. Moro em Minas Gerais e tenho um único filho que mora em Brasília, pretendo me mudar pra morar perto dele. bem, resumindo, preciso vender algumas peças para poder mudar, moro em casa e lá vou morar em um apartamento. É com pesar que tenho que me desfazer de muitas peças, inclusive móveis, estou muito frágil e passando por um momento delicado de adaptação. Gostaria de saber se interessa a você algumas dessas peças, eu te confesso que gostaria que ficassem com pessoas que realmente desse valor e que cuidasse delas. Desculpe se estou incomodando. Tinha que contar minha história para você ver o quanto gosto dessas peças. Posso te enviar as fotos e você poderia avaliar pra mim, pelo menos me dar uma ideia do valor. Obrigada e desculpe outra vez.

    Posso enviar as fotos se quiser.

    Seu email não foi reconhecido e não consegui enviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana!

      Entre em contato comigo por e-mail:

      cdeveikis36@yahoo.com.br

      Acredito que posso te orientar.
      Fico aguardando.
      Abraço!

      Excluir
  5. olá boa tarde, gostaria de saber se talheres desses que estão acima encontrei 3 na minha casa acho que foi da minha tia avó tem escrito PRATA 90 WOLF . ALGUÉM SABE DIZER SE ESSE PRATA 90 significa que é prata original???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herbenia!
      Como eu disse no texto, prata 90 é apenas um banho de prata.
      Para mais informações, veja esse link https://tempoguaranaderolha.blogspot.com.br/search/label/prata

      Excluir
  6. Eu tenho uma concha para vender dessa marca

    ResponderExcluir
  7. É possível tirar manchas de oxidação e riscos desses faqueiros de prata 90 com polimento?

    ResponderExcluir
  8. Good morning, first of all thank you for the information above, it was very useful to me. I have 6 Forks similar to the one in the photos

    00963944293021

    ResponderExcluir
  9. Comprei uma peça de colher de sobremesa prata wolff igual desse modelo. Esta venda?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! Voce poderia me dizer qual o significado da letra S estilizada que aparece em pecas prata 90 da Wolff? . Obrigado

    ResponderExcluir