Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Peça arqueológica / Archaeological piece


Até alguns anos atrás, minha família tinha uma casa em Peruíbe, litoral sul de São Paulo.
Meu pai construiu essa casa no final da década de 70, início da década de 80.
Nessa época, as ruas de Peruíbe eram todas de areia. Uma areia branca e fina que fazia barulho ao pisar.
A cidade era pequena, na nossa rua, além da nossa casa, tinham apenas mais três residências.
Nossa casa ficava perto das ruínas de uma igreja.
Ruínas do Abarebebê, que significa “padre voador”, referência ao Padre Leonardo Nunes.
Dizem que é uma construção de 1530 e muitas lendas cercam o local.
Brinquei muito nessas ruínas. E uma de minhas brincadeiras preferidas era fazer escavações para tentar encontrar o “tesouro dos jesuítas”.
Numa dessas minhas escavações encontrei essa peça.
Parece ser um pedaço de telha.
E nela existem algumas inscrições que não são possíveis identificar que letras são.
Há uns 20 anos fecharam essas ruínas para escavações.
Nunca vi ninguém trabalhando, nunca vi nenhum trabalho concluído.
Hoje, não temos mais essa casa, não vou mais para Peruíbe, não sei que fim levou essas escavações nas Ruínas.
Torço para que um dia  a história dessa igreja seja resgatada e que eu possa doar essa peça para um museu.
Para quem queira conhecer um pouco mais de Peruíbe ou das Ruínas do Abarebebê:






Nenhum comentário:

Postar um comentário