Translate

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Acabaram as férias!

Foi bom enquanto durou.
Mas está na hora de voltarmos ao trabalho, aos estudos, à academia... e ao Do Tempo Do Guaraná de Rolha!

Espero que ao longo desse ano eu possa trazer muito mais novidades!

Já estou com umas idéias...

Queria contar para vocês uma coisa.

Já faz um bom tempo, acho que quase 1 ano, que resolvi que queria um filtro de água.
Já estava cansado desses galões de água comprados no disk-água. Além de anti-higiênicos, é chato ter que ficar ligando, pedindo o galão, dando endereço, ficar aguardando a entrega (e haja paciência para isso), limpando o galão, etc, etc.

E tinha que ser filtro, não podia ser talha pois essa iria exigir um purificador, e eu não queria isso.

Então, qual filtro comprar?

Decidi que queria um filtro de água em louça, porcelana.

Começou minha busca, e angústia. Nenhuma loja de utensílios para cozinha tinha o tal filtro. Muitas vendedoras nem sabiam do que eu estava falando quando eu começava a detalhar o filtro.

Fui fazer uma busca pela internet. No Mercado Livre até tinha alguns, mas eram muito caros e a maioria possuía quebrados ou trincados.

Comecei a vasculhar as fábricas de porcelana. Enviei e-mails para várias, cheguei a telefonar para muitas.
Nenhuma tinha o filtro de porcelana e não sabiam quem produzia essa peça.

Já estava meio desanimado, achando que teria que continuar com os galões de água, ou comprar um purificador, ou um filtro de barro.

Neste último sábado, precisei ir até Colombo, uma cidade da região metropolitana de Curitiba, E na beira da via rápida tinha uma lojinha com o sugestivo nome de "Trecos e Tarecos".

Parei na loja, e eis que
Um filtro simples, sem nenhuma decoração, sem partes em relevo, mas era O FILTRO que eu queria!

Fico pensando, como pode uma peça, que não é tão antiga assim, ser tão difícil de encontrar?
E mais ainda, existem pessoas que nem sabem o que é um filtro!

É branquinho, branquinho... não possui nenhuma marca de uso, até a borracha que veda a torneira está limpa! Só estavam faltando as velas para filtragem da água. Mas já ao sair da loja, passei em uma loja de ferragens e comprei as velas, que são fáceis de encontrar pois ainda existem para venda os filtros de barro.

Utiliza duas velas.
Não possui a marca do fabricante, existe uma gravação dizendo para usar velas Pozzani.
A Indústrias Francisco Pozzani, indústria de Jundiaí-SP, fabricava velas para filtros desde 1934, além de também fabricar outros artigos. Mas nada indica que o filtro seja Pozzani.
Em 2002 a Pozzani foi  vendida e recebeu uma nova razão social, Indústria Brasileira de Artefatos Cerâmicos - Ibac Ltda.
Portanto esse filtro é de 2002 ou anterior a ele.
Ah, e paguei apenas R$ 40,00 por ele. E valeu a pena.

ATUALIZADO EM 19/05/2013

Meu querido amigo Bruno Garcia que mora em Uberaba, Minas Gerais, na minha opinião, um dos estado mais lindos do Brasil, me mandou uma foto do filtro que ele tem.
É o mesmo filtro que eu consegui comprar aqui em Curitiba, com um pequeno detalhe, as flores, que deixaram o filtro muito mais bonito.
Meu querido amigo, um grande abraço!


ATUALIZADO EM 23/03/2016

Bartolozita Brígida, de Belo Horizonte, Minas Gerais, é admiradora de antiguidades e acompanha o Do tempo do Guaraná de Rolha.
Ela me enviou fotos da talha de água que ela possui.
Marca Nara, decoração de cestaria.
O interessante dessa talha é que ela possui uma bóia.
Dessa forma, não é necessário ficar verificando se ela está com água, se é necessário abastecer.




Obrigado por compartilhar sua peça conosco Bartolozita.
Uma peça muito bonita, interessante e prática!

ATUALIZADO EM 14/01/2018

Júlio Falcão, morador de Belo Horizonte, Minas Gerais, Entrou em contato comigo e enviou a foto de uma talha da marca Esca.
Ele havia contado uma história bem interessante nos comentários da postagem, que reproduzo a seguir:

"A uns anos atrás, quando eu ainda não era casado, dei para minha esposa ( que na época era minha namorada ) um filtro de porcelana todo branco com flores na frente da marca Esca. Ela no exato momento não entendeu, ganhar um filtro de colocar água de aniversário ??? Como vi que ela não gostou muito, vendi a um amigo que estava querendo ter um para colocá-lo de decoração em seu restaurante. Depois fiquei um pouco arrependido de ter vendido o tal filtro, pois era muito bonito. Passaram se anos e um belo dia esse amigo me ligou dizendo que estava vendendo o restaurante e se eu gostaria de reaver o filtro que foi meu. No exato momento fui lá no restaurante encontrar com esse meu amigo, e chegando lá estava, o meu lindo filtro de água esperando por mim,impecável. Hoje tenho ele dando aquele charme na cozinha, e até minha esposa que na época não tinha gostado, tem outros olhos para ele."

E aqui, a foto que ele me enviou.

Muito obrigado Júlio Falcão, tanto pela foto quanto pela história, onde podemos ter certeza de que o filtro sempre foi seu!

ATUALIZADO EM 18/01/2018

Estela Jorge, leitora do blog que mora em São José dos Campos, no estado de São Paulo nos presenteia com sua história e também com a foto de seu filtro;

"Eu mesmo quando me casei eu ganhei um filtro d'água belíssimo branco, mas infelizmente em uma das minhas mudanças ele veio se quebrar, ele já tinha mais de 20 anos, quando eu vi o meu filtro quebrado nossa como doeu fiquei muito triste arrasada, daí começou a minha busca pelo novo filtro d'água, como você falou não é uma coisa fácil de encontrar, quando encontra quebrado a tampa ou lascada sem condições de uso e nem para decoração, finalmente você acha um perfeito meu Deus é muito muito caro fora do seu estado, fica complicado para transporte...
A minha busca demorou muito tempo mesmo uns 6 anos, mais finalmente eu encontrei, não era branco como queria, é na cor bege perfeito bem perto de casa, eu vi em um anúncio, não dava para acreditar que ele estava bem alí, o valor também acessível paguei nele R$60,00...
Estou muito feliz com o meu filtro da água, mais ainda estou procurando um na cor branca..."

Estela, muito obrigado!
Mesmo o filtro não sendo na cor branca, que é a cor que você quer, devo dizer que eu acho que essa cor dá um destaque especial ao filtro por conta do revestimento de parede que é em uma cor clara.
Na minha opinião, está perfeito!

39 comentários:

  1. Olá, sou uma caçadora de relíquias tbm.. rsrsrs e queria muuito um filtro = a este.. será que por lah tem mais algum.. olhe para mim por favor.. ficarei muuito grata se vc conseguir um desse para mim!!! Beeijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara!
      É, tem momentos que parecemos realmente caçadores de relíquias...
      Infelizmente esse era o único filtro na loja. Mas vou ficar atento, caso apareça algum outro eu entro em contato com você para saber se te interessa.
      Parabéns pelo seu blog! Realmente você produz festas muito lindas!
      Nas festas de crianças elas devem ficar doidinhas com tantos detalhes na decoração.
      Gostei bastante.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi amigo, sou eu o Bruno, sumiu do e-mail...mas vi q vc estava trabalhando e pesquisando bastante! Por isso escrevo aqui pois é onde vc tem mais acesso, me parece! Não tinha visto essa postagem sua do filtro...eu tenho um lindo, claro, com alguns desgastes do tempo, mas nada que deprecie, o torna até mais charmoso! É deste estilo seu, só que com decoração de flores, um primor, tb vem com a inscrição para usar velas pozzani! Branquinho tb, uma graça, se tivesse como, eu postava foto, mas aqui é seu espaço, só deve ter coisas suas realmente! Um grande abraço, tem e-mail meu pra vc mas coisa de uns 2 meses já....rs....abração e fiquem todos com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Achei lindos, os filtros de vocês, parabéns, mas observem se as velas filtrantes , são daquelas de tripla ação, que filtram também os micro organismos.
    A nossa saúde, o nosso bem maior!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Como vcs, também sou adepta dos filtros de porcelana. Tenho um branquinho como esse azul da foto. Comprei há uns 12,5 anos e agora gostaria de comprar um outro para minhas filhas que estão morando em seu próprio apartamento, mas também não encontro. Já procurei por todas as lojas possíveis. E, realmente, pelo tempo que comprei bate exatamente com a mudança de razão social da Pozzani. Será que ela parou mesmo de fabricar? Que pena! Era tão bom! Principalmente porque as duas velas filtram muito rápido e com segurança. Muito difícil ver outro assim. Já encontrei em um site um branco de porcelana, bem caro por sinal, mas com apenas uma vela. Estava indisponível, claro! Minhas filhas têm dos de barro mas eles não são tão bons como todos dizem. Do lado de fora, com o tempo, surge um lodo com o suor da água que passa através do barro. Dai fica meio escorregadio. Não gostei não. A gente limpa mas sempre fica meio feinho.
    Caso descubram algum que venda pela internet me avisem também porque moro em São Paulo.
    Abraços. Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla!
      Desculpe a demora em responder, mas eu estava de férias!
      Realmente esses filtros são difíceis de encontrar, e quando encontramos estão sempre com restauro na tampa ou na base.
      Portanto, são peças que devem ser muito bem cuidadas.
      Caso eu encontre algum, pode deixar que eu te aviso.

      Abraço!

      Excluir
  5. Tem nesse site.É só encomendar: http://www.lojinhacasamila.com.br/produto-101871-filtro-de-porcelana

    ResponderExcluir
  6. Onde posso comprar o filtro de porcelana pozzani branco com florzinha?

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tenho uma talha com boia , marca Nara,cor verde.Muito bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A marca Nara eu conheço. Porém talha com bóia ainda não vi. Caso possa me enviar fotos, eu agradeço cdeveikis36@yahoo.com.br

      Excluir
  8. Estou sofrendo eu tinha um filtro branco com 2 velas, fui lavar como faço sempre. Caiu da minha mao e que rou. Nao estou achando outro para comprar. Moro em Niteroi . Rj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja no blog casa Mila , lá eles tem esse igual o do nosso.amigo amigo aqui , mais apenas na cor branca e é sob encomenda ... A moça demora para responder mais responde.

      Excluir
    2. Veja no blog casa Mila , lá eles tem esse igual o do nosso.amigo amigo aqui , mais apenas na cor branca e é sob encomenda ... A moça demora para responder mais responde.

      Excluir
    3. Olha já tem mais de ano que tento contato com o blog da casa Mila e a moça não responde������
      Preciso muito de um filtro de cerâmica !!!
      claudiacosta87@gmail.com

      Excluir
  9. Eu queria tanto um assim... igualzinho.. ja procurei tanto.. se vc ver me avise.. lianefrota@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver interesse entre em contato comigo. 41 999102990.

      Excluir
    2. Não tenho mais, por favor não entrem em contato.

      Excluir
  10. Quem tiver interesse no filtro possuo para venda, novo e decorado, vários modelos. Entrem em contato no meu whatsapp 41 999102990.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que o blog "Do Tempo do Guaraná de Rolha" não é um blog destinado a vendas, e também não indica nenhum vendedor ou loja.
      Qualquer negociação feita por meio de contato publicado em comentários não é indicada nem estimulada pelo blog.
      Qualquer negociação é de responsabilidade única dos envolvidos.

      Excluir
    2. não possuo mais se possível remover meu telefone, obrigado.

      Excluir
  11. olá tenho um filtro desse da pozzani, de familia e estou a caça das velas não encontro em lugar nenhum, por acaso vc não teria o nome ou telefone de onde vc comprou as velas em curitiba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani!
      Dê uma procurada em lojas de materiais de construção.
      Mas procure nessas lojas mais antigas, familiares.
      Algumas velas eu comprei em um depósito chamado Casas Haisi, no bairro Mercês.
      Não tenho o contato deles, mas acredito que uma busca no google te fornecerá isso.
      Também cheguei a comprar algumas velas em uma loja nos arredores do Mercado Municipal, mas não lembro em qual loja foi.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. ok, vou dar uma olhada muito obrigada

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Muito legal os comentários. Moro aqui em Bhte e gosto muito de coisas antigas. A uns anos atrás, quando eu ainda não era casado, dei para minha esposa ( que na época era minha namorada ) um filtro de porcelana todo branco com flores na frente da marca Esca. Ela no exato momento não entendeu, ganhar um filtro de colocar água de aniversário ??? Como vi que ela não gostou muito, vendi a um amigo que estava querendo ter um para colocá-lo de decoração em seu restaurante. Depois fiquei um pouco arrependido de ter vendido o tal filtro, pois era muito bonito. Passaram se anos e um belo dia esse amigo me ligou dizendo que estava vendendo o restaurante e se eu gostaria de reaver o filtro que foi meu. No exato momento fui lá no restaurante encontrar com esse meu amigo, e chegando lá estava, o meu lindo filtro de água esperando por mim,impecável. Hoje tenho ele dando aquele charme na cozinha, e até minha esposa que na época não tinha gostado, tem outros olhos para ele.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de colocar fotos desse meu Filtro, mas não estou conseguindo. Alguém pode me ajudar ? Qual passo seguir ?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de colocar fotos desse meu Filtro, mas não estou conseguindo. Alguém pode me ajudar ? Qual passo seguir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio!
      Que história bacana!
      Fico feliz em saber que o filtro voltou para você!
      Você pode mandar fotos para o meu e-mail cdeveikis36@yahoo.com.br que eu terei prazer em publicá-las!
      Um grande abraço!

      Excluir
  17. Olá, boa tarde. Tenho uma amiga que esta vendendo um Filtro de porcelana todo branco. Quem se interessar. Meu Watsap é 031 99540-2828 Moro em Bhte/MG

    ResponderExcluir
  18. Olá, adoro ler os fatos reais ou antigo nos Blogs, sempre me surpreendo e com a cada uma, por as coisas que acontecem, quando criança eu inha passar férias na casa de minha vó, lá perto também morava meus tios e tias, na casa de minha Tia Terezinha, ela tem um espremedor de laranja de vidro incrível aquela peça, ela tem ele até hoje em sua casa já se passaram mais de 50 anos, ela sempre dizia que era um presente de casamento era comum naquela época eles darem coisas simples e valiosas...
    Eu mesmo quando me casei eu ganhei um filtro d'água belíssimo branco, mas infelizmente em uma das minhas mudanças ele veio se quebrar, ele já tinha mais de 20 anos, quando eu vi o meu filtro quebrado nossa como doeu fiquei muito triste arrasada, daí começou a minha busca pelo novo filtro d'água, como você falou não é uma coisa fácil de encontrar, quando encontra quebrado a tampa ou lascada sem condições de uso e nem para decoração, finalmente você acha um perfeito meu Deus é muito muito caro fora do seu estado, fica complicado para transporte...
    A minha busca demorou muito tempo mesmo uns 6 anos, mais finalmente eu encontrei, não era branco como queria, é na cor bege perfeito bem perto de casa, eu vi em um anúncio, não dava para acreditar que ele estava bem alí, o valor também acessível paguei nele R$60,00...
    Estou muito feliz com o meu filtro da água, mais ainda estou procurando um na cor branca...
    Também gostaria de mandar a foto do meu filtro de água...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, quando uma peça quebra, parece que um pedaço da gente vai com ela.
      Não é nem pelo valor monetário, mas sim por sabermos o quanto será difícil encontrarmos uma peça parecida com a que perdemos.
      Mas que bom que você encontrou um filtro para substituir o primeiro!
      Será um prazer poder divulgar a foto do filtro aqui no blog.
      Você pode mandar um e-mail para cdeveikis36@yahoo.com.br colocando seu nome, cidade onde mora, e qualquer outra informação que queira divulgar. Fico aguardando -Cláudio Deveikis

      Excluir
    2. C. Deveikis, obrigado por participar do seu blog, é tem razão na cor do meu filtro, dá um charme especial na minha cozinha...
      Agora falando do seu espremedor de laranja que belíssimo lindo é dá cor do sol, o meu é transparente, comprei em uma feira de rua, foi quase de graça R$:4,00...
      ♥♥♥♥♥♥♥

      Excluir
  19. Alguém sabe porque pararam de fabricar esses filtros? Estou procurando para comprar em Curitiba e não acho em lugar nenhum, nem online. Inclusive no Blog Casa Mila aparece como indisponível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a modernidade, meu caro, infelizmente a modernidade.
      Hoje, ou se usa aqueles purificadores que já são acoplados nas torneiras das pias, ou então aqueles horrívei galões de água mineral apoiados naquelas bases plásticas mais horríveis ainda.
      Se você é de Curitiba, tendo a oportunidade de ir para Antonina, ou conhecendo alguém que vá para lá, dê uma olhada no depósito de materiais de construção Batel, bem na entrada da cidade.
      Também na rua que sai da estação ferroviária em direção à igreja matriz, tem uma loja que vende muita coisa " de zona rural", lá também tem alguns filtros e talhas lindos.
      Infelizmente, devo dizer que o preço é um pouco salgado...
      Boa sorte!

      Excluir
  20. Meu nome é Alexandre Moro em Belo Horizonte Aonde eu compro filtro de porcelana em Belo Horizonte Alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, vamos torcer para que alguém possa te ajudar!
      Se você morasse mais perto de Curitiba...
      Descobri uma loja em Antonina, litoral do Paraná, que vende filtros.
      Um mais bonito que o outro!

      Excluir