Translate

domingo, 19 de outubro de 2014

Saladeira e pratos L. Fontaine.

História bem curiosa das peças de hoje.
O padrão usado nessa peça aparece no catálogo da empresa francesa L. Fontaine de 1922, conforme você pode verificar clicando nesse link.
E o nome usado para o padrão é Bohême.
Porque?
Pelo que tudo indica, simplesmente para ser vendido como se fosse uma peça produzida na região da Boêmia, República Tcheca, famosa por seus cristais de altíssima qualidade!

Como você pode perceber, até os franceses já se renderam às imitações e falsificações...

Nove elegantes flores decoram a saladeira de cor salmão.
Três pés canelados que mais tarde foram copiados pela empresa americana Jeannette Glass Company... mais cópias...


Como eu disse no título da publicação, é uma saladeira e pratos.
Na verdade pratinhos, um transparente e 5 na cor azul.



9 comentários:

  1. Olá!Tenho um jogo antigo azul para sobremesa,parece com estes...a diferença é que tem alça em todas as peças menores...Vou fotografar e enviarei para você classificar,ok? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma única alça?
      Veja o link que eu disponibilizei na publicação!
      No catálogo que identifica a peça, ela aparece com alça!
      Mande fotos para mim!
      cdeveikis36@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Identifiquei a peça em seu catálogo. Tenho o jogo azul,perfeito!
    Será original?Não tem marca,número...Grata! Depois envio-lhe a foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um L. fontaine.
      O jogo completo deve ser muito bonito!
      Fico aguardando as fotos!

      Excluir
  3. Sim,uma alça e pezinhos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!Tenho outro jogo parecido com o amarelado,aliás é do mesmo. É
    um jogo completo . É muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já viu esse meu jogo em carnival glass?
      http://tempoguaranaderolha.blogspot.com.br/2014/06/hobstar-and-arches-e-diamond-lace-da.html

      Excluir
  5. Tenho um jogo de 7 peças se sobrimesa da cor azul quanto vale hoje? E de 1922!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo.
      Eu não me sinto seguro para dar o valor de um jogo desses.
      Seria necessário uma pesquisa sobre a raridade da peça, as condições das suas, onde ela seria avaliada, etc...

      Excluir