Translate

quinta-feira, 26 de março de 2020

Mais licoreiras Carnival Glass

Em meio a toda essa pandemia causada pelo Corona Vírus, e completando exatos 7 dias de reclusão, sem sair de casa, vamos aliviar esse clima mostrando coisa bonita, ou seja, licoreiras em carnival glass!

Elas também podem ser chamadas de "conjunto para digestivo", um nome interessante para jogos que podem servir vários tipos de licores.

O primeiro jogo foi produzido Pela Companhia Fábrica de Vidros e Crystaes do Brasil - Esberard, e recebe o nome de Niterói, em homenagem à cidade de onde a Esberard retirava a areia para produzir seus vidros.




As peças são pequenas, tanto que eu gosto de brincar chamando o conjunto de "jogo para servir veneno" (para aquela visita indesejada, sabe?).

A garrafa tem 22,0 cm de altura, com a tampa, e cada copo tem 5,5 cm de altura com capacidade para 15 ml, ou seja, 1 colher de sopa!

Para comparar, uma foto da licoreira com um cálice junto a uma lata de refrigerante:


O prato de apoio é um show a parte.
Com um desenho único, que não acompanha o motivo da garrafa, possui uma iridescência magnífica!


Niterói aparece no catálogo da Esberard com numeração 819, mas repare que o formato da minha garrafa e dos meus cálices são diferentes dos formatos que aparecem no catálogo.
Isso foi comentado na postagem de Fevereiro quando falei sobre a garrafa licoreira Mystic Grape.

Imagens de catálogo gentilmente cedidas por Clóvis Bezerra.


A segunda Licoreira é chamada de Licoreira Bola e também aparece no catálogo da Esberard com o número 1515.
A foto foi gentilmente cedida pela equipe Marco Grilli Leilões, e infelizmente eu não possuo as medidas nem capacidade.



Uma licoreira cujo fabricante é desconhecido, é a Licoreira Pião que me foi apresentada em 2016 pelo Álvaro Aguiar.

Também não possuo as medidas nem a capacidade, e a imagem não está com uma boa resolução pois o Álvaro me enviou a foto em uma conversa informal.


A última licoreira, apesar de ser iridescente, não é considerada como carnival glass.

Alguns colecionadores vão discordar de mim, vão dizer que ela é sim carnival glass, e nesse caso vou deixar a critério de cada um escolher se é ou não, mas quero dar a minha explicação.

Muitos colecionadores, e eu sou um deles, consideram que carnival glass são peças iridescentes e feitas por meio de um molde.

São peças moldadas!

E essa licoreira não é moldada. Ela foi feita no sopro com o auxílio de uma cana, portanto não é considerada carnival glass.


Quatro licoreiras, quatro obras de arte da indústria vidreira, agora só falta o brinde! Saúde!

E saúde é o que estamos precisando no momento!

Fiquem bem! Se cuidem! O momento requer atenção!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. asou Bruna e amante de compoteiras antigas/ carnival Glass. Tem uma mantegueira cor fogo/carnival que tem no fundo a letra "G" e uma rosa/flor. Vc sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!
      Essa mantegueira que você citou, você tem foto?
      Caso tenha, pode mandar para meu e-mail cdeveikis36@yahoo.com.br
      A marca que você fala, não seria um "I" maiúsculo e o G?
      Caso seja isso é a marca Imperial Glass, e a peça é contemporânea.
      Mas seria interessante se me enviasse fotos.

      Excluir