Translate

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Garrafa Licoreira Mystic Grape em Carnival Glass

Uma garrafa licoreira que tem muita história para contar!


Eu comprei essa licoreira no final de 2018, e quando ela chegou em casa fiquei surpreendido pelo formato, iridescência da cor fogo e a elegância de seu formato.

Como eu nunca tinha me deparado com uma garrafa dessas, e também não tinha nenhuma informação sobre a sua origem, recorri a Glen e Stephen Thistlewood, que depois de pesquisarem seus livros e arquivos me retornaram com a informação de que uma garrafa igual a essa aparecia enciclopédia de 2007 sobre carnival glass dos autores Mike Carwile e Bill Edwards.
Junto com essa informação, me enviaram um print da página do livro do Mike, que reproduzo aqui com a autorização do próprio Mike Carwile:

Uma tradução livre do texto, e desculpem qualquer erro...

"Mystic Grape. Este decantador (aprox. 34,3 cm) com tampa tem que ser o meu favorito de todos, e eu não sou realmente um grande fã de decantadores. Encontrado no Brasil, essa beleza bem projetada apresenta uma variedade em todo o seu padrão, como uvas, folhas e um design peculiar abaixo do cacho de uvas central, que me lembra duas raquetes de tênis sem corda ou até o rosto de uma coruja.
A parte de trás do decantador tem um padrão um pouco diferente.
A forma geral é mais interessante, especialmente o fino perfil lateral. Apenas o decantador na cor marigold (fogo) foi visto até hoje e eu adoraria ver o resto do conjunto. Muito obrigado a Karen e Allan Rath por nomear esse padrão e enviar a bela foto."

A Licoreira havia sido encontrada no Brasil por Karen e Allan Rath que já haviam mostrado algumas outras peças brasileiras para colecionadores de outros países.

Todas as características descritas no texto do Mike sobre a licoreira, podem ser vistas de forma melhor por meio de fotos.

O cacho de uva em um medalhão central, e abaixo dele os "olhos de coruja":




A parte de trás, com uma área maior livre de detalhes:


A silhueta fina, que como eu disse no começo, elegante:



Fotos da minha licoreira foram publicados no Network ezine Issue 44 de Janeiro de 2019 de Glen e Stephen Thisthewood, onde eles dizem que a minha peça é a segunda, em carnival glass, que se conhece entre colecionadores.

Enquanto o Network ezine estava sendo preparado, eu recebi uma mensagem de uma amiga, Sandy Sage, colecionadora de carnival glass, dizendo que a Mystic Grape de Karen Rath havia sido comprada pela sua falecida sogra Dolores Sage há alguns anos, e que a peça estaria indo a leilão no dia 06 de Junho de 2019 pelo site Seeck Auctions que pode ser verificado clicando aqui!

A peça foi arrematada por US$ 450.00!

E para minha surpresa, quem arrematou a licoreira foi um amigo meu, Greg Dilian, que dias depois de ter recebido a peça, compartilhou uma foto no Facebook, e foi aí que pudemos notar uma diferença entre a Mystic Grape dele e a minha Mystic Grape:


Foto: Greg Dilian 

Foto da minha Mystic Grape para comparação

A Tampa da Garrafa do Greg acompanhava o desenho/padrão apresentado no corpo da licoreira, enquanto a tampa da minha garrafa era totalmente lisa!
Seria minha tampa uma reposição da tampa original?

Essa pergunta ficou na minha cabeça ao longo de 2019, até que no final do ano eu comecei a finalizar minha pesquisa sobre a Esberard Rio e trabalhar com as imagens do catálogo da Esberard e com fotos das minhas peças.

E eis que no catálogo da Esberard, aparece uma garrafa/licoreira cujo padrão é conhecido por Vining Daisies, padrão encontrado com certa facilidade no Brasil, tanto em carnival glass, como em peças sem esse efeito, nas cores verde, azul, vermelha e transparente.


Repare na tampa da minha licoreira Vining Daisies. Ela apresenta a mesma decoração existente no corpo da garrafa!



Isso mostra que as fábricas de artigos em vidro podem ter modificado o desenho de partes de suas peças, como por exemplo as tampas das garrafas.
Podemos até "chutar" uma explicação para isso.
Por conta da fragilidade das tampas, por serem fáceis de se quebrarem, talvez ficasse mais fácil fabricar tampas que, sem a mesma decoração do corpo da garrafa, pudessem substituir uma tampa quebrada.
Ficaria fácil fazer uma reposição sem a necessidade de descartar a garrafa sem tampa.
Repare que, na imagem do catálogo, três garrafas possuem o mesmo formato de tampa.

Eu acredito que as peças mais antigas tivessem as tampas acompanhando o desenho da garrafa, e que essas tampas com menos detalhes, mais padronizadas, possam ter sido usadas após 1930.

Claro, volto a dizer que isso é uma suposição, portanto a tampa da minha Mystic Grape pode ser original?
Sim!

Mas também pode ser uma tampa de reposição?
Sim! (mas acho pouco provável)

E um último detalhe, a imagem da Esberard foi usada apenas para ilustrar a explicação das tampas. Não existe nehuma evidência que tenha sido a Cia. Fábrica de Vidros e Crystaes do Brasil - Esberard que tenha fabricado a Mystic Grape.

Uma outra coisa, que até alguns dias me intrigava era, e os copos dessa licoreira?
Existiriam copos Mystic Grape?
Como Mike Carwile, eu também adoraria ver um conjunto desses completo!

E eis que, navegando pela internet me deparo com o site Flávia Santos Leilões com a seguinte foto:


Uma Mystic Grape na cor Verde com seis copinhos!!!!!

Ou seja, a Mystic Grape possui sim seus respectivos copos!
E a missão que eu tenho pela frente é encontrar esses copos em carnival glass! Tarefa difícil!

Para acessar o site Flávia Santos Leilões, que gentilmente cedeu a imagem clique aqui!

E para finalizar a publicação desse mês de carnaval, gostaria de lembrar que a minha pesquisa contando a história da Esberard (Companhia Fábrica de Vidros e Crystaes do Brasil) está disponível no site Carnival Glass Worldwide que pode ser acessado clicando aqui!

Peço que não deixem de prestigiar!


4 comentários:

  1. Olá, estes dias estava na casa de minha cunhada, e me deparei com uma garrafa transparente desta. Enfim, achei ela muito bonita, porém a tampa é diferente. Quer entrar em contato comigo para que te mande as fotos? (31)98690.9569

    ResponderExcluir
  2. Olá achei uma garrafa como esta, no transparente, na casa de minha cunhada. Poderia me dar mais informações a respeito dela? (31) 98690.9569 te aguardo e te mando fotos!

    ResponderExcluir
  3. Pesquisando algumas peças do acervo da minha sogra encontramos 2 garrafas deste tipo, com a tampa trabalhada, na cor fogo, belíssimas. Sempre decoraram a casa dela. Gostaria de uma avaliação destas peças, assim, como outras neste material. Como posso contatar vc?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Quanto vale uma garrafa dessa.alguem pode me informar

    ResponderExcluir