Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Novas descobertas Carnival Glass da Esberard

Uma coisa que eu não canso de dizer é que quando eu acho que tudo o que a Esberard produziu em carnival glass já foi descoberto, eis que aparece uma peça nova.
E este mês não foi uma descoberta apenas, foram algumas descobertas, a maioria comprovadamente fabricadas pela Companhia Fábrica de Vidros e Crystaes do Brasil - Esberard Rio.

No mês passado eu recebi um e-mail de um colecionador, Thiago Zanette que mora em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, onde ele dizia que possuía algumas peças que não apareciam aqui no blog.

Pedi para ele me mandar fotos.

Minha primeira surpresa não foi com as peças, mas sim em saber que Thiago Zanette é um jovem colecionador de 23 anos.
Isso me deixou muito contente pois mostra que estamos tendo uma renovação entre colecionadores, estamos conseguindo passar essa paixão pelo antigo aos mais novos.

Mas a maior surpresa foi com a coleção do Thiago.
Não só carnival glass, mas vidros de várias cores, vários padrões, vários formatos.
E muitas peças!

Entre essas muitas peças, claro que as que mais me chamaram a atenção foram as carnival glass, e são essas que quero mostrar aqui.

A primeira é um epergne, um centro de mesa que serve para colocar frutas e flores.




Quando eu vi a foto, fui fazer uma busca no catálogo da Esberard, e eis que:




Só que o epergne do Thiago não possui a tulipa, peça que se encaixa na base.

Quando eu lhe disse, ele me mandou foto de um outro epergne da coleção dele, completo, com a tulipa e a base:


Peças lindas e únicas, produzidas pela Esberard.


Outras peças da coleção do Thiago são três taças na cor fogo cuja decoração é feita com motivos lapidados no vidro.


O surpreendente é que essas taças mostram que a Esberard não trabalhou apenas com vidro moldado, ela também produziu vidro soprado com decoração lapidada.

A prova disso é que no catálogo da Esberard existe uma página com desenhos de decoração.

E o desenho G.3 é justamente o desenho dessas taças!


Vale lembrar que por não ser vidro moldado, mesmo sendo iridescente, alguns colecionadores não consideram essas peças carnival glass.

Eu particularmente gosto de chamar esse tipo de vidro de "casca de cebola".



Uma descoberta incrível feita pelo Thiago é um copo que ele batizou de Milhinho.


Em um primeiro momento eu imaginei que pudesse ser uma peça da Esberard.

O catálogo da Esberard possui algumas páginas com vários copos com decorações das mais diversas.

Infelizmente, Milhinho não aparece entre esses vários copos.

Mandei a foto para Glen e Stephen Thistlewod para saber se eles já haviam visto esse padrão.

Para eles, o copo também é uma novidade, portanto Milhinho é descoberta do Thiago, mas até o momento desconhecemos o fabricante.


Uma coisa que eu acho interessante é que em outros países, copos são altamente colecionáveis, e a quantidade de padrões usados em copos carnival glass é imensa.

Já no Brasil, eu não conheço nenhum colecionador de copos. seria interessante ver uma coleção dessas no Brasil.

Uma última peça do Thiago que quero mostrar é um vaso.


Pela foto é possível ver que ele possui um padrão interno, umas linhas em parafuso.

Alguns vasos da Esberard possuem esse padrão.

A borda ondulada também é característica de alguns vasos da Esberard.


O catálogo da Esberard possui vários vasos, alguns semelhantes a este. mas nenhum é exatamente igual, portanto não podemos afirmar que seja um Esberard.



Saindo das peças do Thiago Zanette, quero mostrar um saleiro que foi leiloado por Daniel Chaieb Leilões, o Saleiro Canoa:



O saleiro Canoa é uma peça Esberard, e aparece em seu catálogo. como item número 100.



Para verificar quais são os próximos leilões de Daniel Chaieb, clique aqui.


A última peça que eu quero mostrar é uma peça que uma amiga minha diz ser "palaciana", uma fruteira conhecida como Diamante.



Os detalhes da peça são incrivelmente lindos!





E adivinhem!

Sim! Diamante é uma peça que foi feita pela Esberard!



Depois de tantas novidades, quero deixar meu agradecimento ao amigo Thiago Zanette pela oportunidade que ele me deu de mostrar aqui no blog uma pequena parte de sua coleção. 

Espero que seja apenas a primeira de muitas participações dele aqui conosco.

Meus agradecimentos a toda equipe Daniel Chaieb Leilões e também ao amigo Clóvis Bezerra por sempre permitir que eu use as imagens do catálogo.

 No próximo mês vou apresentar outros amigos colecionadores com suas peças formidáveis! Aguardem!




 

Um comentário:

  1. Que peças belíssimas. Adorei o novo estilo, o "milhinho".
    Muito bom poder trocar experiências sobre algo tão lindo e especial, como o carnival glass.

    ResponderExcluir