Translate

sábado, 28 de dezembro de 2013

Jarra Tasca

Uma jarra com linhas curvas da Cerâmica Artística Tasca.
A Tasca foi uma empresa que funcionou em São Paulo e, como o próprio nome da empresa diz, produziu peças de arte feitas em cerâmica.
Provavelmente você já se deparou com algum porta relógio, feito em cerâmica, em estilo rococó ou com alguma cena de corte com uma dama e um cavalheiro... Produção Tasca.
Possui 30,0 cm de altura, é uma peça bem grande.
Cor bordô com dourado.
O interessante é que parece que o dourado foi respingado e depois assoprado por toda a peça formando pontos e linhas.


Minha avó materna possuía um porta relógio Tasca.
Era um porta relógio que representava uma parede externa de uma casa, com telhado, trepadeiras ou roseiras(?) subindo por essa parede e um banco onde uma dama estava sentada e sendo cortejada por um cavalheiro que, acho, se encontrava ajoelhado ao seu lado.
Era lindo, muito lindo mesmo.
Namorei muito esse relógio, mas após o falecimento de minha avó esse relógio ficou para uma tia minha.
Um dia fui visitar essa minha tia, e para minha desilusão, tinham quebrado uma parte do relógio... me deu um aperto no coração...
E por hoje é só.
Um feliz final de ano para todos, a gente se vê em 2014!



Um comentário:

  1. Caro C.D.,

    Paz e Bem para Vc e aos seus. Hoje e no tempo que se renova.

    Este jarro deve ser dos anos 50-60 né?
    Não consigo gostar muito dessas formas irregulares que fogem de todo equilíbrio. O Barroco que adoro também era muitas vezes irregular e esvoaçante mas sempre apresentando um contraponto de equilíbrio.
    Mas se Vc gosta (e tanta gente) é porque tem suas razões.
    Um dia desses comprei na Siqueira um centro de mesa WEISS que namorava há uns 2 anos. Já tinha um parecido (nas flores) na cor azul. Este último é um vermelho alaranjado. Estava inteirinho (eu pensava) e comprei por sua causa. Pensei em fazer um post, um presente... mas acabei quebrando-o na rampa do estacionamento. O caco estilhaçou mas refiz o "dente" numa receita caseira e vou mandar uma foto. Mas quando "restaurava" a peça percebi que tinha um dos 3 pés (em forma de cano deitado) quebrado e colado discretamente. Lembrei do seu post sobre o centro de mesa da Pedreira (que aliás tenho um inteirinho).

    Voltando ao jaro anos 50. Há um tempo comprei num leilão um jarro WEISS de forma irregular. Foi atraído pelas flores amarelas e uma ave da mesma cor realçados em preto e dourado... Disputei com um desconhecido e o preço subiu. Por fim soube que era o dono de um brechó em Laranjeiras que coleciona estas louças. Acabei repassando o lote para ele e fui visitar seu brechó. Comprei uma linda caneca da Pedreira no mesmo padrão do centro de mesa.

    Agora estou acertando o anexo de imagens no Blog mas tem pouca coisa. Qualquer dia faço um post só com os WEISS.

    Quando puder dê uma olhadinha: http://velhariasdomaurinho.blogspot.com.br/

    Um abraço.

    Amarildo

    ResponderExcluir