Translate

domingo, 26 de janeiro de 2014

Pratos de sobremesa Porcelana Real

Nossa, essas fotos foram tiradas no dia 04 de Janeiro, e só hoje consegui sentar para escrever no blog!
Mas tenho justificativa!
Estou com uma construção que está dando um tremendo trabalho já há algum tempo.
Primeiro por ela não está sendo feita em Curitiba, acabo passando meus finais de semana fiscalizando a obra.
Segundo que entre os meses de Agosto e Novembro do ano passado, nós aqui do Sul só tivemos chuva. Chuva seguida de chuva, isso acabou paralisando a construção por muitos dias.
E terceiro, mesmo eu estando em período de férias, chegou a hora de correr atrás de pisos, azulejos, iluminação, etc, etc. E olha, isso ocupa um tempo sem igual.
Mas aqui estou eu novamente, e com um jogo de sobremesa da Real.
Jogo produzido na década de 1950.
Foi com a ajuda desse jogo que aprendi uma coisa interessante.
Quando falamos em prato de sobremesa pensamos nesses pratos, com cerca de 19,0 cm, que usamos hoje em dia.
Porém, antigamente, esses pratos de 19,0 cm não eram considerados pratos de sobremesa, mas sim pratos de bolo.
Os pratos de sobremesa antigos eram um pouco maiores que os pires e um pouco menores que o os de bolo.
É o caso desse conjunto. O prato maior mede 23,0 cm, um pouco maior que um prato de servir convencional, e cada pratinho menor mede 15,0 cm.
Possuem desenhos feitos em decalque, sendo que o prato maior possui um conjunto maior de flores.
Reparem no detalhe central.


Agora os detalhes do prato menor.


E por fim a logomarca da Real.
Por hoje é isso!
Espero não demorar muito até a próxima atualização.
Abraço para todos!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Bruno! Que bom ver você por aqui! Nunca mais me escreveu... Achei que estava bravo comigo.... Mas realmente fico muito feliz por ver seu comentário, e também concordo, é clássico, simples, e muito lindo! Grande abraço!

      Excluir
  2. estava procurando algo especial pra presentear e lembrei do meu jogo e digitei porcelena real .fiquei emocionada em ver quantas peças e jogos lindos.E pra minha surpresa uma identica da minha mae,quando ela se casou ,que hoje faz parte na nosso historia e muita saudades.Esse jogo decada 1950 de pratos é um deles.,que bom que posso repor os que quebraram.Parabens,IONE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ione, obrigado pela visita. Realmente, nas décadas de 1950 e 1960 a Real produziu peças muito bonitas. Difícil é encontrar um jogo completo, e quando me deparo com um não resisto e acabo comprando. Grande abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. São peças de encher os olhos, não é mesmo?
      É impossível servir algo nesses pratos e as pessoas não comentarem sobre elas!

      Excluir