Translate

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Saladeira em uralina / Uranium Salad Bowl

Ultimamente eu tenho tido sorte em adquirir peças em uralina, vejam que espetáculo essa saladeira.
Por causa desses elos, acreditei que essa peça era de uma empresa de Dresden, na Alemanha, pois em um catálogo de 1910 aparece um bowl com os mesmos elos.
Mas o desenho do fundo da saladeira não batia com o do catálogo, portanto origem não confirmada, ou seja, é uma peça cuja produção e datação continua desconhecida.
É uma saladeira grande, possui 26,5 cm de diâmetro por 7,5 cm de altura.
Alguns especialistas usam o termo uraniun glass para peças feitas na cor verde e vaseline glass quando a peça é de uma tonalidade amarela, mas em ambos os casos elas devem brilhar quando expostas a uma luz negra.

A minha saladeira é de cor verde.
O vidro é tão translúcido que, além de ser uralina, parece ser cristal 24 PbO.
O que vem a ser cristal 24 PbO? Vou deixar vocês na curiosidade, só vou falar disso quando eu publicar uma outra peça, com partes translúcidas e partes foscas... com uns dragões desenhados... então, vamos aguardar!

10 comentários:

  1. Ela é linda...os elis fazem um desenho maravilhoso....gostei!!!!

    Ps: fico imaginando o tamanho ou quantas cristaleiras voce tem para expor essas preciosidades.
    Tem fotos delas?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margot, tudo bem com você? Antes de mais nada, deixe eu te dar um puxão de orelha... Quando você vai atualizar o SEU BLOG?
      A sua ultima postagem é um show, quel leu, tenho certeza, que ficou querendo mais.
      Então, eu tenho uma cristaleira, alguns louceiros, uma estante de três metros de comprimento com várias prateleiras, e mais alguns armários ou louceiros fechados.
      Está tudo abarrotado de coisa! Sem dizer que eu tenho muita coisa guardada em caixas... De vez em quando eu mudo tudo, o que está guardado fica exposto e vice-versa. Tem gente, que na brincadeira, diz que minha casa parece a sala de ex votos de Aparecida do Norte... Além de tudo o que tenho nos louceiros e afins, eu tenho muita coisa pendurada nas paredes. Não existe parede aqui em casa que não tenha no mínimo uns três pregos...
      Assim que possível, público algumas fotos dos móveis, certo?
      Grande beijo!

      Excluir
  2. Olá CD,

    Paz e Bem

    Queria ter comentado antes mas andei empenhado em fazer umas fotos e uns posts de Louça e Arte Sacra. Depois de uma olhadinha. Sei que sua onda mesmo são os vidros.

    Tb tenho uma cristaleira e alguns louceiros. Mas aqui temos prolemas com as enchentes e Vc precisa ver como arrumamos boa parte do móveis . Mas até que perder vários guardas-roupas (nem sei ais se assim a grafia...) cômodas, e tudo mais várias vezes foi nos fazendo valorizar os móveis de antigos (únicos que resistiram.) Agora não temos nem um criado dos abomináveis móveis de aglomerado e afins (este tipo de móvel é só para quem mora um andar acima, não é chegado a lavar a casa e que nunca muda nada de lugar... ). São vendidos aos caminhões e caminhões e parcelados em mil vezes...

    Sobre o tal PbO aprendo depois. Quando for oportuno Vc postar. Uma consulta poderia dar uma boa informação mas nada como aprender de quem ensina mais com o coração...

    Vi um artigo ou post um dia desses sobre "amberina" . Pelo amarelo com um quê de alaranjado lá no fundo não foi difícil,saber que se remetia ao âmbar. E a "uralina" ? o urânio é verde?
    E as opalinas tão celebradas e desejadas no passado e tb agora?

    Gosto daquelas com pinturas de aves ou insetos. Mas não tenho nada a não ser um pezinho de abajur (assim mesmo nem sei se é opalina pois não conheço quase nada de vidros e afins... Qualquer dia desses te mostro alguma coisa para Vc dar uma ideia.

    O prato é belo, lembra uma joia de topázio verde (que acho mais atraente que o das esmeraldas.)

    Um abraço.

    Amarildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amarildo! Desculpe a demora em responder, mas andei um pouco ocupado nesses ultimos dias, e só agora estou conseguindo colocar a casa em ordem. Fiquei triste em saber que vocês tem esse problema com enchentes... É inacreditável que no nosso país entra ano sai ano e isso continua acontecendo...
      Na minha casa também só tenho móveis antigos. Além de muito mais bonitos, a fabricação a resistência e a qualidade são incomparáveis.
      Quanto a amberina, aqui no Brasil é meio complicado pois alguns usam esse termo para designar qualquer vidro na com àmbar, outros usam para vidros carnival glass e tem gente que chama até vidro duralex de amberina...
      O urânio é um elemento cuja cor é um verde amarelado, por isso algumas peças em uralina ficam na cor verde e outras ficam com uma cor amarela pálida.
      Opalina, por incrível que pareça, não tenho nenhuma peça. Eu tenho vidro de tudo quanto é cor, azul, verde, rosa, transparente, roxo... Mas opalina, nenhum.
      Agora você atiçou! Vou procurar alguma coisa em opalina, que também é chamada de vidro leitoso, um termo muito feio na minha opinião.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Tenho alguns jogos de saladeiras mas não sei identificá-las.São antigas.

    ResponderExcluir
  4. Você quer identificar se elas são Uralina?
    É só expor elas a uma luz negra, luz ultra violeta.
    Esse tipo de luz você encontra em qualquer loja de material elétrico.
    Faça o teste e depois me fale se o seu jogo é ou não uralina.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma dúvida. Pode ser uralina de qualquer cor?Tenho rosas,azuis...Lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, para ser uralina o vidro tem que ser verde ou amarelado.

      Excluir
  6. Como faço para saber se são cerâmicas weiss original? Caso seja sabe se como descubro o valor? Onrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as peças Weiss são marcadas com o nome Weiss, manualmente, ou por carimbo.
      Para saber o valor de uma peça, sugiro uma busca em sites de venda, Mercado Livre, OLX,...

      Excluir